Está a chegar a 1ª edição do Borrego Serra da Estrela DOP

- Publicidade -

E conta com a participação de vários municípios.

A Estrelacoop – COOPERATIVA DE PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA irá promover, junto dos municípios da região demarcada da DOP Serra da Estrela, um conjunto de iniciativas com intuito de dinamizar e valorizar mais um ativo de grande valor na região, como é o caso do Borrego Serra da Estrela DOP.

A primeira edição do Borrego Serra da Estrela DOP acontece no dia 29 de outubro, no fim de semana prolongado de 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, altura em que os portugueses aproveitam para visitarem as suas terras de origem ou optam por aproveitar para passearem. Serão quatro dias intensos de experiências gastronómicas tradicionais imperdíveis.

O Borrego Serra da Estrela DOP é uma carne exclusiva da região da Serra da Estrela, tenra e muito saborosa, para provar e aprovar num dos restaurantes selecionados para a primeira edição deste evento. É uma carne proveniente de borregos filhos de ovelhas de raças Bordaleira ou Churra Mondegueira, as únicas raças de ovinos com as quais é possível produzir o inconfundível Queijo Serra da Estrela DOP. A forma como estes animais são criados dá origem a uma carne macia e saborosa, texturada por uma gordura intersticial subcutânea bem distribuída, que se distingue da carne de borrego de outras regiões do país.

Os borregos da raça Bordaleira podem ser encontrados nos pastos das colinas e vales da Serra da Estrela e estão na origem de hábitos culinários ancestrais nesta região, que vão desde a produção do Queijo da Serra da Estrela DOP aos típicos pratos como o Borrego à Canastra, o Ensopado de Borrego, entre tantos outros.

Este evento envolve as várias organizações da região onde o borrego DOP é produzido, em particular os restaurantes, os hotéis, as câmaras municipais, as juntas de freguesia e os postos de turismo. A uns caberá a sua divulgação e dinamização, a outros caberá incluir, na sua oferta gastronómica, a confeção tradicional ou reinvenção de um prato com a carne de borrego DOP.

Nesta 1ª edição participam vários restaurantes dos municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia, bem como algumas freguesias dos concelhos de Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu, que garantem nos seus menus, pelo menos, um prato confecionado com Borrego Serra da Estrela DOP.

- Publicidade -
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Há um novo retiro em Folgosinho, na Serra da Estrela, para quem quer fugir à rotina

Serve para quem quer viver uma vida mais equilibrada e saudável ou, por exemplo, para quem quer aprender mais sobre meditação, mindfulness e yoga.

Serra da Estrela tem um novo miradouro a 1630 metros de altitude

O novo miradouro dos Piornos desvenda efeitos de glaciares na estrela.

Serra da Estrela recupera tradições para um Natal tão natural quanto possível

Não obstante a atual situação pandémica, existe um esforço de levar luz, animação e conforto emocional às populações locais e a aos turistas que se desloquem à Serra nesta altura do ano.

Reportagem: Serra da Estrela – O ponto mais alto das férias de verão

Engane-se quem pensa que a Serra da Estrela é apenas um destino para ir de férias no inverno.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Vila Galé em Tomar deverá estar pronto até novembro de 2023

E será uma unidade hoteleira de cinco estrelas.

Arcade Fire no Campo Pequeno – A música vence sempre?

A banda canadiana recordou-nos que é obreira de alguma da melhor música das últimas duas décadas. O resto? Pois, o resto logo se verá.