eSports: Como o uso de tecnologia e o patrocínio de grandes marcas ajudam o setor a crescer?

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Dentro das várias áreas de entretenimento online, encontramos os eSports como uma das modalidades mais populares dos últimos tempos. Esta popularidade veio com o aumento de jogadores e, acima de tudo, com a possibilidade do streaming de videojogos, que contribuiu para uma oferta crescente de torneios e eventos relacionados ao ramo de eSports.

Streaming e transmissões televisivas

A maior plataforma de streaming dedicada aos eSports é a Twitch, que permite acompanhar jogadores e competições em tempo real. O live streaming tem sidom desta formam uma ferramenta essencial para todo o tipo de entretenimento. As transmissões referentes ao setor de eSports têm recebido cada vez mais interesse, tal como evidencia a edição da RTP Arena, que tem prestado uma cobertura diária e completa de entrevistas, torneios e notícias deste universo.

Modalidades mais populares de eSports

Dentro das várias modalidades existentes de eSports existem diversos tipos de jogos. Começando pelo PVP (player vs player), jogador contra jogador, a modalidade é exatamente como o nome sugere: um jogo disputado entre jogadores que é o tipo mais clássico encontrado em jogos de eSports. Um bom exemplo disso seria um encontro de FIFA, no qual dois jogadores tentam vencer o jogo. Existem várias competições nacionais apresentadas na Federação Portuguesa de Futebol, em que é possível acompanhar e até participar consoante o nível do jogador.

Outro tipo é o FPS (first person shooter), tiro em primeira pessoa, que é provavelmente o estilo mais popular na atualidade. Aqui, o jogador verá o mundo virtual com a perspetiva da personagem. Os jogos mais populares são CS:GO, Call of Duty e Battlefield.

No tipo de jogo RTS (real time strategy), estratégia em tempo real, os jogadores partilham o mesmo mapa ou campo de jogo e, em tempo real, vão gerindo armas, recursos e defesas para dominar o adversário. Como estes jogos são em tempo real, os jogadores requerem várias estratégias para derrotar o adversário. Alguns exemplos destes jogos incluem Warcraft, Age of Empires ou StarCraft.  

Existe também a Arena de batalha multiplayer online, também conhecida como MOBA (multiplayer online battle), que é um segmento do tipo RTS, mas disputada em equipas.

A entrada de apostas em eSports

Com o crescimento do ramo de eSports, começou também a modalidade de apostas em jogadores e equipas em tempo real. Os indicadores para 2021 prevêem uma receita de 17 mil milhões de dólares até ao final de 2021, um resultado três vezes melhor quando comparado com a receita de 2016, perto dos 6 mil milhões.

Esta quebra de recordes contínuos ocorre não só devido ao aumento de audiências nesta indústria, mas também graças à participação de empresas que investem e patrocinam cada vez mais, sendo a Red Bull a líder do ranking de patrocínios, não só nos desportos radicais como também nos eSports. Depois da Red Bull, podemos encontrar a Comcast, a Intel, a Honda, a Mountain Dew e a Coca-Cola como os principais investidores.

eSports tecnologia

A participação da indústria de casinos no setor de eSports

Com a popularidade dos eSports a crescer mais do que nunca, são várias as indústrias que passaram a trabalhar em consonância com o setor, sendo a indústria dos casinos uma delas. Atualmente, vários casinos começaram a patrocinar jogadores e a receber arenas de eSports. Por exemplo, no famoso hotel Luxor Las Vegas, da MGM, vê-se uma das maiores arenas de desportos de casino, a HyperX Esports Arena, que já recebeu torneios de jogos como League of Legends All-Star 2018 e Capcom Cup 2018.

No entanto, a combinação entre eSports e o setor de casinos não se limita ao já comentado. Com a tecnologia a avançar cada vez mais, a transformação do casino para o ambiente online trouxe inúmeras vantagens, como a conveniência de jogar em qualquer sítio, a quantidade de modalidades oferecidas e a rapidez e eficiência que algumas plataformas de casino têm no momento de processar os pagamentos de forma rápida. Tudo isso contribui para uma procura alta entre os jogadores, o que faz com que o setor de casinos online venha crescendo de forma exponencial, chegando, inclusive, ao ponto de algumas empresas que gerem plataformas de casino serem patrocinadoras de equipas de eSports. Exemplos de equipas patrocinadas pelo setor de casinos são a Ninjas in Pyjamas e a MIBR, como é conhecida a equipa Made in Brazil

A popularidade dos eSports tem crescido de todas as formas e para todos os gostos. Os live streamings têm vindo a ganhar forte importância para canais televisivos e empresas que vão formando parcerias para representar jogadores e equipas de eSports. As modalidades de eSports têm potencial para replicar o sucesso de mercados desportivos, mas de forma digital, permitindo conquistar novas audiências e continuar o crescimento na oferta de jogos e competições por todo o mundo.

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