Pode ser jogado em Doha, no Qatar; em Amã, na Jordânia, ou mesmo noutro país. Com as datas do Mundial do Qatar cada vez mais próximas, as seleções começam a ficar ansiosas e algumas procuram um amigável para disputar de modo a que se possam preparar da melhor forma para a competição.
O Mundial do Qatar é, sem dúvida, um dos eventos mais esperados do ano, com centenas de fãs e especialistas a acompanharem de perto esse grande evento.
A Federação Espanhola e Luis Enrique não param de trabalhar para o Mundial do Qatar. Depois de se saber que a Universidade do Qatar será a sede da seleção espanhola durante o Mundial, sabe-se, também, que um amigável está a ser negociado antes da estreia na competição, que acontecerá no dia 23 de novembro, com a Costa Rica como rival.
As negociações estão adiantadas para que o amigável seja contra a Jordânia, seleção contra a qual a seleção espanhola nunca jogou. A partida seria disputada na Ásia, mas ainda não se sabe exatamente onde. Os regulamentos do Mundial permitem que as seleções possam disputar jogos no Qatar até cinco dias antes da sua primeira partida.
A ideia da Federação Espanhola é concentrar os jogadores no dia 14 de novembro em Madrid e viajar, quase que imediatamente, no dia seguinte. Assim, essa partida poderá ser disputada entre os dias 16 e 18 de novembro para cumprir o regulamento, ainda que os jogadores tenham de descansar após a grande viagem de avião que irão efetuar. Porém, não será possível jogar em nenhum dos estádios do Mundial. Caso a seleção espanhola deseje jogar nos campos da Universidade do Qatar, deverá obter uma autorização da FIFA para ter o aval.
Outra possibilidade é não viajar diretamente para o Qatar, algo menos atraente para os funcionários. O prazo para cada seleção se estabelecer na sede escolhida é de cinco dias antes do primeiro jogo da competição. Isso significa que a Espanha pode enfrentar a Jordânia e, depois, viajar para o seu quartel-general a 19 de novembro. Pode ser jogado em Amã (mais de duas horas e meia de voo) ou noutro país do Golfo com a opção de viajar de Doha (Abu Dhabi fica a uma hora de distância). Obviamente, a viagem à Jordânia envolve mais complicações.
Práticas para o Mundial do Qatar
O Mundial do Qatar deixará, sem dúvida alguma, uma marca em todos os sentidos na história dos Mundiais, a começar logo pela mudança de datas às quais estávamos habituados. Além disso, o Qatar é um lugar lindo, com muito para descobrir.
Com a ideia decidida de jogar aquele jogo como último ensaio e, também, para quebrar a monotonia dos treinos, trabalha-se em Las Rozas para escolher o melhor cenário para um Mundial em que a Espanha enfrentará, na primeira fase, a Costa Rica (23 de novembro, estádio Al Thumama, 17h na Espanha), a Alemanha (27, Al Bayt, 20h) e o Japão (1 de dezembro, Khalifa, 20h).