Espaço Memória. Há um novo espaço museológico em Loures que homenageia a Região Saloia

- Publicidade -

A exposição, que inclui ilustrações, utensílios, maquetes 3D e testemunhos, está aberta ao público, gratuitamente, mediante marcação.

Foi inaugurado ontem, na Rua Principal nº102, o Espaço Memória, um novo espaço museológico em Lousa – Loures que visa exaltar e dar a conhecer a cultura e identidade da Região Saloia, assim como defender o queijo fresco como um produto endógeno desta região.

Corria o ano de 1147 quando Lisboa se preparava para ser o coração do país, incorporando o Reino de Portugal. Para responder às necessidades da região, o povo foi se fixando nas zonas rurais da capital, criando o seu sustento e a economia local e desenvolvendo uma cultura muito própria. O Espaço Memória leva os visitantes numa viagem a esses tempos, descobrindo os hábitos e tradições dos saloios de Lisboa.

A exposição está dividida em duas áreas: na primeira, encontram-se ilustrações que representam a época, de autoria de Pedro Alves, acompanhadas por um relato áudio da história da Região Saloia. Podem também ouvir-se testemunhos de alguns saloios, que contam na primeira pessoa como foi e é viver e trabalhar na região, sendo lavadeiras, agricultores ou queijeiros. Na segunda sala estão expostos utensílios do dia-a-dia e maquetes 3D da arquitetura da época, desenvolvidas pelo artesão local Joaquim Franco.

Todo o trabalho de investigação ficou a cargo de Ana Paula Assunção, doutorada em Turismo, mestre em História Regional e Local e museóloga, que em 2020 foi distinguida com o Prémio Museóloga do Ano, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia. Já o design gráfico e a produção ficaram nas mãos da agência ABSA Creative Solutions, responsável também pela coordenação de todo o projeto, que contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Loures, na cedência de algumas fotografias do seu arquivo histórico.

O melhor de tudo? A entrada no Espaço Memória é gratuita, mas somente através de marcação prévia, via email.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes