10 escolas secundárias estão a ser requalificadas em Cascais antes do novo ano letivo

- Publicidade -

É uma revolução nas escolas da zona.

Aproveitando a interrupção letiva, avançaram as obras de requalificação das 10 escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundárias de Cascais que apresentavam, desde há alguns anos, grandes deficiências quer nos edifícios quer em matéria de equipamentos.

“Fazemos muito investimento na escola pública e este investimento hoje está a ver-se. Em setembro, quando as escolas abrirem, todas estas escolas estarão renovadas: equipamentos novos, wifi, instalações novas, caixilharias, condições acústicas, térmicas muito melhores para todos os alunos, para todos os professores, para todos os auxiliares de ação educativa. E, portanto, este é o nosso compromisso com Cascais”, disse o vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto, durante uma visita às obras em curso.

À exceção das escolas Secundárias de Carcavelos e Frei Gonçalo de Azevedo, intervencionadas pela Parque Escolar, E.P., as restantes 12 escolas da responsabilidade do Administração Central, nunca tiveram quaisquer obras de beneficiação, apesar dos seus mais de 30 anos de vida.

Perante a falta de resposta do Governo, a Câmara Municipal de Cascais apresentou um Plano de Requalificação, propondo-se assumir todo o investimento que foi objeto de um Acordo de Colaboração entre o Município e o Ministério da Educação, celebrado em 19 de julho de 2019.

Esse Plano prevê não só a requalificação de 10 Escolas Básicas 2º/3º ciclo e secundárias (Escolas Secundárias da Cidadela, Ibn Mucana, Alcabideche, Galiza, S. João do Estoril, Alapraia, Matilde Rosa Araújo, Fernando Lopes Graça, Santo António), para além da construção da nova Escola Secundária de Cascais, cujo concurso e empreitada de construção foi aprovado na reunião de Câmara do passado dia 19 de julho, três anos após a assinatura do Acordo.

A requalificação das 10 escolas foi dividida em duas fases. A primeira decorreu em 2021 e foi destinada à substituição de todas as coberturas que contivessem amianto e a substituição de caixilhos e janelas, melhorando assim as condições térmicas e acústicas, principalmente das salas de aula, num investimento de aproximadamente 5,6 milhões de euros.

Agora, em 2022, iniciou-se a 2ª fase, que contempla a requalificação das salas de aula, de pavimentos, tetos falsos, portas e iluminação led, instalações sanitárias e cozinhas, reparação de infraestruturas de saneamento, água, eletricidade e comunicação, pinturas interiores e exteriores num montante superior a oito milhões de euros, sendo que a totalidade do investimento, incluindo a construção da nova Secundária de Cascais, andará perto dos 70 milhões de euros.

Acrescenta-se a este valor cerca de cinco milhões de euros que a Câmara Municipal de Cascais investiu, por intervenção do Orçamento Participativo (OP), para beneficiação das Escolas do 2.º e 3.º ciclos, entre 2012 e 2021.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

No próximo ano letivo, as escolas já não terão medidas contra a pandemia

Setembro nas escolas prepara-se para ser tal e qual o conhecíamos até 2019.

Cascais é a primeira localidade portuguesa a receber as bicicletas da Bird

Cascais recebe as primeiras bicicletas, mas a operação vai depois ser alargada a outras localidades.

Rede Expressos estreia nova ligação de Cascais e Sintra para o Porto e vice-versa

Este percurso passa, também, por Fátima e Coimbra.

Há uma nova quinta urbana de produção de cogumelos em Cascais

Nasce agora um novo pólo Nãm Urban Farm que utiliza um recurso em fim de vida para dar origem a um alimento novo.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Gelatieiri. A nova gelateria de Vila Real de Santo António tem gelados bem cremosos

E faz-nos lembrar vagamente a La Romana, que fomos experimentar recentemente em Lisboa.

Chuva de reclamações tapa o Sol da Caparica. Afinal, o que se passou?

Mas as palavras de desagrado do público parecem não ter surtido qualquer efeito junto dos promotores.