Ministério da Educação quer que escolas ensinem crianças a andar de bicicleta na estrada a partir dos 10 anos

- Publicidade -

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 2,8 milhões de euros destinados à mobilidade em bicicletas, sendo uma das apostas da estratégia do Desporto Escola até 2025. Esse montante servirá para adquirir bicicletas e capacetes para as escolas da rede pública, que devem receber este equipamentos já no próximo ano letivo.

Sim, o objetivo do Ministério da Educação é fazer com que os alunos aprendam a andar de bicicleta na estrada a partir do 2º ciclo (ou seja, quando têm 10 anos de idade). A informação começou por ser avançada pelo Jornal de Notícias, referindo um manual técnico que ajudará as escolas e os professores a operacionalizar os projetos Desporto escolar sobre rodas e O ciclismo vai à escola, ambos de frequência opcional.

Primeiro que tudo, pretende-se que as crianças do 1º ciclo aprendam a pedalar dentro da escola, “em perímetro delimitado e seguro”. Só depois, a partir do 5.º ano de escolaridade, nos 2.º e 3.º ciclos do Básico e no Secundário, passarão a ter formação “em espaço público”, na “rodovia” e em contextos urbanos de “baixa” e de “alta densidade”.

De acordo com o manual técnico ao qual o Jornal de Notícias teve acesso, essa passagem para o espaço público será feita em grupos pequenos, com apenas cinco alunos, sempre acompanhados por professor ou estudantes experientes.

Porém, os pais que não concordem com esta indicação podem ficar descansados, pois o ciclismo será, para já e até ver, uma matéria de complemento curricular, num modelo opcional e faseado ao longo de toda a escolaridade obrigatória.

No fundo, o Ministério da Educação pretender “dotar os alunos de literacia velocipédica que lhes permita andar de bicicleta numa lógica de mobilidade” nas deslocações quotidianas e de lazer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados