O Unreal Engine 5 foi revelado a correr na PlayStation 5.
Esta quarta-feira, jogadores e entusiastas de todo o mundo puderam vislumbrar uma das demonstrações mais extensas do potencial da próxima geração de consolas, cortesia da Epic Games e da PlayStation.
Já conhecemos as características, mas ainda não conhecemos muitos jogos. Agora, podemos espreitar o potencial dos próximos títulos da PlayStation 5 nesta demonstração da próxima iteração do Unreal Engine, que atualmente é a fundação de jogos como Gears 5 e Fortnite.
O Unreal Engine 5 foi desenvolvido a pensar nas máquinas do futuro e vai dar a oportunidade aos criadores de jogos de recriarem mundos e aventuras mais imersivos do que nunca. Como? Graças a tecnologias de iluminação global, que permite que a luz interaja com o ambiente de forma mais realista; graças também à possibilidade de importar modelos, objetos e elementos na sua qualidade máxima, equivalente à usada em filmes de Hollywood; e graças aos avanços dos discos ultra rápidos de SSD, que eliminam loadings e carregamentos de texturas.
A demonstração passaria muito bem por uma demo de um novo jogo de aventuras ao estilo de um Tomb Raider, onde visitamos grutas e ruínas ancestrais, sendo possível ver um pouco de todas estas tecnologias em ação.
Claro que isto não quer dizer que todos os jogos venham a ter este aspeto ou a tirar partido destas tecnologias. Contudo, o potencial existe e tudo irá depender da criatividade e dos meios disponíveis pelos produtores para nos trazerem experiências únicas e mais imersivas do que nunca.
Atualmente, o Unreal Engine encontra-se na sua versão 4.25 e já suporta as plataformas da próxima geração. Porém, estas novidades só ficarão disponíveis em 2021 para os criadores e produtores e será utilizada para dar vida a jogos no PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch, Android e iOS.