As regras para o próximo ano letivo já foram divulgadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Têm filhos no ensino superior e só os costumam ver aos fins de semana? Bom, o melhor é prepararem-se para estar menos tempo com eles, pelo menos presencialmente. É que uma das recomendações às instituições científicas e de ensino superior para a preparação do ano letivo 2020/2021 é o alargamento dos horários de funcionamento também aos sábados.
A preparação do ano letivo 2020-2021 deve assentar em três princípios de base:
- Atividades presenciais – Deve assumir-se como objetivo que o ensino e a avaliação presencial se mantenham como regra no funcionamento das instituições científicas e de ensino superior no próximo ano letivo. As componentes experimentais das unidades curriculares devem ser concretizadas presencialmente, assim como a sua avaliação. Os horários de funcionamento das instituições devem ser alargados, incluindo o sábado na semana letiva;
- Adoção de procedimentos realistas – Os planos de contingência das instituições devem adotar medidas de reforço do distanciamento físico e da higienização e desinfeção das instalações, e também, se necessária, a adaptação do tempo e dos espaços letivos e de trabalho no estrito cumprimento da lei;
- Estimular a inovação e modernização pedagógica – Reforça-se a oportunidade deste período para estimular a experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino presencial apoiado por tecnologias digitais, assim como formas mistas/combinadas de ensino em todos os níveis de ensino superior.
O mesmo documento enviado às redações refere ainda que as instituições devem proceder ao planeamento da atividade letiva e não letiva, assim como das avaliações, em regime presencial, assegurando, sempre, a obrigatoriedade do uso de máscaras; manter sob especial vigilância os espaços livres, com relevo particular para corredores, cantinas, bares e zonas de convívio das residências de estudantes; adequar a duração de cada aula e das atividades de avaliação dos estudantes, garantindo a renovação adequada do ar e arejamento das salas; garantir, sempre que possível, o planeamento dos espaços; promover campanhas de testes virais e, ainda, incentivar a utilização da app StayAway Covid.