Ensaio ao Alfa Romeo Tonale Q4 Edizione Speciale e-AWD

- Publicidade -

Se procuram um veículo elétrico para fazer curtas distâncias em cidade ou autoestrada, mas ao mesmo tempo não querem estar preocupados com a autonomia, e ter um carro suficientemente divertido para quando quiserem uma condução mais desportiva, então o Tonale Q4 pode muito bem ser a escolha acertada.

Texto de: Rui Farinha Pereira

Com saudades dos ensaios? Nós também, e é por isso que voltámos a este segmento. Para já, temos de agradecer à SGS-Car de Almada pela viatura cedida, nada mais nada menos que um belíssimo Alfa Romeo Tonale Q4 Edizione Speciale e-AWD.

A Alfa Romeo, uma marca italiana com uma história que se estende por mais de um século, sempre foi conhecida pela sua beleza estética e qualidade funcional. Desde a sua fundação em Milão, em 1910, tem vindo a criar automóveis que não só são verdadeiras obras de arte, mas também máquinas de alta performance. Os seus carros são mais do que meros meios de transporte – são expressões de paixão, design e engenharia italiana, que tantos apaixonaram e apaixonam ao longo dos anos.

E agora, chegou-nos o Alfa Romeo Tonale Q4 Speciale, um modelo que marca um passo significativo na evolução da marca. O Tonale é uma visão do futuro que também presta homenagem ao passado riquíssimo da Alfa Romeo, mas como todas as disrupções, sendo também o primeiro modelo após a integração no Grupo Stellantis. Houve quem se apressasse a dizer que este Tonale não é um Alfa Romeo, mas qualquer outra coisa com um símbolo da Alfa Romeo.

Ora, o que tenho a dizer é que o Tonale (sobretudo nesta motorização) é inegavelmente um Alfa Romeo, com um design de linhas agressivas e bem marcadas, superior ao da maioria dos seus rivais. O seu estilo é uma homenagem à herança da marca, com curvas luxuriantes e motivos distintivos da Alfa Romeo. O tratamento triplo das luzes frontais é uma referência direta ao Alfa Romeo SZ, também conhecido como “Il Mostro”. As rodas de cinco furos e a grelha do escudo elegante são outros toques de design que ressaltam a identidade inconfundível da Alfa Romeo, e até o Biscione ganhou uma simbologia elétrica, quanto a mim muito bem conseguida.


Mas o Tonale é mais do que apenas um carro bonito. É um veículo pragmático, pensado para os verdadeiros compradores, e a verdade é que os números já falam por si, oferecendo um desempenho sensato para um crossover compacto. A sua direção é precisa, algo que se nota bem também no Giulia e Stelvio, tornando-se divertida em estradas mais abertas, especialmente com o extra de potência da versão híbrida plug-in e da quase distribuição de 50-50 do peso que conseguiram nesta versão (47-53).

O Tonale é um marco para a Alfa Romeo por ser o primeiro veículo híbrido plug-in da marca. Esta mudança representa um passo importante na trajetória da Alfa Romeo para a total eletrificação até 2027. O topo de gama Tonale Q4 tem 280 cv, tração integral graças a um eixo traseiro acionado eletricamente e uma autonomia livre de emissões de cerca de 70km. Ao abraçar a eletrificação, a Alfa Romeo está a escrever um novo capítulo na sua rica história, demonstrando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, sem nunca esquecer a sua herança.

A história da Alfa Romeo é marcada por inúmeras vitórias em corridas de alta competição, incluindo a sua ligação à equipa mais bem-sucedida da história da Fórmula 1, a Scuderia Ferrari, que foi fundada como Alfa Romeo e competiu com carros Alfa durante os seus primeiros dez anos. O Tonale não ficará certamente para a história como um veículo de grande performance da marca, mas também não é esse o seu desígnio. Porém, com o seu design audacioso e a sua tecnologia avançada, é a prova de que a Alfa Romeo continua a ser uma marca de vanguarda e a forjar o seu caminho com ousadia. É, por exemplo, o primeiro carro com NFT, ou “Non-Fungible Token”, que é um tipo específico de “token” criptográfico que representa algo de único. Ao contrário das criptomoedas, um NFT não pode ser trocado por outro igual, porque não há outro igual.

O NFT representa algo individual e que não pode ser alterado, nem copiado. Em certa medida, é como uma obra de arte, única e irrepetível. A Alfa Romeo olha para esta tecnologia como forma de garantir a autenticidade de cada um dos Tonale produzidos. O Tonale permite ainda a funcionalidade Amazon Locker, para servir como local de entrega da Amazon (em países onde o serviço esteja ativo).

Dentro do Tonale, encontramos um interior lógico e surpreendentemente espaçoso, bem construído e prático, com eletrónica que funciona corretamente. O painel de instrumentos é uma mistura de estilo clássico da Alfa Romeo e funcionalidade moderna, com uma disposição que é tão intuitiva quanto esteticamente agradável. Comparando com rivais, não fica em nada aquém em termos de qualidade dos materiais.

Por fora, o Tonale apresenta-se com a típica linguagem de design da Alfa Romeo, mas com um toque moderno. A grelha do escudo, um elemento icónico da Alfa Romeo, mantém-se, enquanto as luzes triplas na frente são uma homenagem ao Alfa Romeo SZ. As rodas de cinco furos, outro elemento clássico da Alfa Romeo, também estão presentes, trazendo um ar de familiaridade para este novo modelo.


Mas o que realmente distingue o Tonale é a sua performance dentro do segmento. Este é um veículo que foi concebido para ser conduzido, não apenas para ser admirado. O motor híbrido plug-in proporciona uma potência impressionante para o seu segmento, enquanto a tração às quatro rodas assegura uma condução segura e estável, e em estrada aberta, no modo Dynamic e mudando a caixa para manual com o auxílio das patilhas seletoras, incorporadas na coluna da direção (e em alumínio, ao contrário de plástico, como vemos noutras marcas), dão uma verdadeira sensação de condução dinâmica.

Com o Tonale, a Alfa Romeo não comprometeu o desempenho em nome da eficiência – conseguiu ambos e pude testar bem isso, por exemplo na conhecida Serra da Arrábida e suas curvas que são palco da não menos famosa Rampa da Arrábida. A pouca rolagem da carroceria foi uma agradável surpresa, e sente-se bem o sistema Q4 a entrar em funcionamento quando a condução se torna mais desportiva. Diria que os 280cv não são iguais aos do 2.0T que equipa por exemplo o Alfa Romeo Giulia, mas estamos a falar de carros e segmentos diferentes. O que posso garantir é que este Tonale, nesta configuração, não defraudará as expetativas de um Alfista que o conduza em estrada aberta e no modo Dynamic.

Em suma, o Alfa Romeo Tonale Q4 Speciale é um veículo que representa o futuro da marca, mantendo-se fiel à sua rica história. É um carro que combina o melhor do design italiano com tecnologia de ponta, criando uma experiência de condução que é tão emocionante quanto eficiente. Este é o próximo passo na jornada da Alfa Romeo, e é um passo ousado na direção certa.

Se procuram um veículo elétrico para fazer curtas distâncias em cidade ou autoestrada (o motor elétrico funciona até praticamente aos 140km/h), mas ao mesmo tempo não querem estar preocupados com a autonomia, e ter um carro suficientemente divertido para quando quiserem uma condução mais desportiva, então o Tonale Q4 pode muito bem ser a escolha acertada.

O modelo ensaiado, na cor Cinzento Vesúvio, está disponível na SGS Car por 54.600€, já após impostos e outras despesas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados