Tudo começou em 2011. A DriveNow lançava-se em Munique, na Alemanha, para marcar a diferença no mercado de carsharing, um nicho até então pouco explorado. Os anos foram passando, a empresa foi ficando com cada vez mais carros e, eventualmente, isso fez com que se expandisse para países como Holanda, Dinamarca, entre outros.
Em 2017, a DriveNow, que nesse ano chegava a Lisboa com um total de 211 viaturas, das quais 11 eram elétricas, anunciava que tinha registado um total de um milhão de utilizadores na sua aplicação. Já no ano passado, a empresa juntou-se à Car2Go para, nessa fusão, passar a chamar-se Share Now. E foi precisamente no dia em que a iria ocorrer a mudança de nome que a empresa deixou de operar em Lisboa. Foi tão repentino que apanhou todos os utilizadores, e não só, de surpresa.
“Esta não é uma comunicação feita de ânimo leve e lamentamos ter que fazê-la”, afirmou a empresa do grupo Brisa numa nota enviada aos clientes. Na mesma informação, a marca fez questão de salientar que “encerrou recentemente a sua atividade na América do Norte (EUA e Canadá) e em algumas cidades da Europa, nomeadamente, Londres, Bruxelas, Florença e Helsínquia”.
De momento, sabe-se que os clientes que ainda tinham minutos para gastar na plataforma já terão sido ressarcidos com o valor gasto originalmente.
Esta decisão causa ainda maior estranheza quando, em declarações a outros órgãos de comunicação social, João Oliveira, responsável pela DriveNow em Portugal, adiantou que os carros da Smart poderiam juntar-se à frota da DriveNow no decorrer de 2020.
Poderá a DriveNow voltar ao ativo em Portugal?
Bom, não se sabe ao certo. Por um lado, esta pausa no serviço pode dever-se ao facto de estarem a efetuar a transição da plataforma para a Share Now. Aliás, sabia-se até que a empresa estava a reforçar a sua frota de veículos com elétricos BMW i3 no mercado português, pelo que a suspensão do serviço apanhou mesmo toda a gente de surpresa.
No entanto, e como a transição para Share Now já deveria estar concluída neste momento, se nos dirigirmos ao site oficial daremos de caras com a mensagem que diz o seguinte: “Nós lamentamos profundamente informar que as operações de partilha de carros DriveNow em Lisboa foram descontinuadas.”
Até se tentarem procurar pela aplicação nas lojas Play Store e App Store perceberão que a mesma não está disponível. Ou seja, é pouco provável que voltemos a ter a Share Now disponível em Portugal.