O custo desta obra é de 317.482,76€.
É na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, que a EMEL dá início à construção de uma nova ciclovia, neste caso a ciclovia da Estrada do Desvio, na Ameixoeira.
Esta nova ciclovia vai ligar as já existentes, que ligam a Rua Alexandre Ferreira ao Parque Urbano do Vale da Ameixoeira, tornando contínua a mobilidade entre as freguesias de Santa Clara e do Lumiar até ao Campo Grande, acrescentando 1,7 km à rede de ciclovias na cidade de Lisboa.
Esta obra da Estrada do Desvio terá ainda impacto na rua Alexandre Ferreira, Rua Comandante Fontoura da Costa e na Rua Professor José Pinto Correia. Irá também contribuir para a melhoria da acessibilidade às passadeiras e sinalização rodoviária, bem como para reorganizar o espaço de estacionamento, aumentando a oferta dos atuais 73 lugares para 104.
“É objetivo da EMEL que até ao final de 2024 as estações da rede GIRA se alarguem a todas as freguesias da cidade de Lisboa, de modo que qualquer utilizador se encontre a menos de 10 minutos a pé de uma estação. Estes objetivos são ambiciosos, não basta proclamá-los, é necessário criar as condições físicas para que as pessoas possam de facto usar a bicicleta como meio de transporte alternativo, com mais conforto e maior segurança. Este novo troço é mais uma etapa na concretização desses objetivos”, afirma Carlos Silva, Presidente da EMEL, em nota de imprensa.
O custo desta obra é de 317.482,76€. Desde 2018, a EMEL foi responsável pela criação de aproximadamente 46 km de ciclovias na cidade de Lisboa.