Procópio, emblemático bar de Lisboa, celebra 50 anos em maio

Foi galardoado, em 2019, com a distinção uma Loja com História de Lisboa.

- Publicidade -

O emblemático bar Procópio, referência incontornável da noite de Lisboa, completa o seu 50º aniversário no próximo mês de maio. Este marco histórico é celebrado no dia 5 de maio, a partir das 18h, com os amigos e clientes habituais do espaço.

Situado no Jardim das Amoreiras, o Procópio foi o primeiro de um conjunto de bares vintage, dos quais fazem parte os bares Paródia, Foxtrot e Pavilhão Chinês, criado por Luís Pinto Coelho e o único com a então sua mulher e até hoje proprietária, Alice Pinto Coelho.

Procópio, que em grego significa “o que progride”, tem acompanhado e vindo a adaptar-se à evolução dos tempos, mantendo-se hoje como um bar que marca a agenda da noite lisboeta. De bar de whisky quando inaugurou em 1972, abrindo espaço para as vodkas, e a seguir gins, o Procópio é atualmente um bar de cocktails, tendo, inclusive, contratado o campeão português mundial de bar de 1991, pela IBA, como chefe de bar. O profissional reformulou o menu do Procópio e redesenhou a carta de long drinks e cocktails, agora com uma seleção de 43, sem perder de vista o estilo clássico que caracteriza o bar desde a sua abertura.

A história do Procópio é também a dos seus clientes. Ao longo das suas cinco décadas ficou conhecido por “bar da moda” mas também por “bar da revolução”. A proximidade à Assembleia da República ajudou na presença assídua de políticos de vários quadrantes, que ali podiam disputar ideias com uma informalidade impossível noutros lugares de debate. O Procópio era também refúgio para escritores e artistas vários. Hoje em dia, junto ao chafariz, a sua pequena esplanada faz as delícias de fins de tarde e noites amenas.

Local de tertúlias, apresentações políticas, conferências, eventos empresariais, produções de moda, filmagens para publicidade, videoclipes, séries e longas-metragens, o Procópio é ainda hoje local de encontros entre escritores, filósofos, artistas, jornalistas, diplomatas, publicitários e políticos. Todas as noites, grupos de amigos escolhem o Procópio como lugar de culto.

Pelas mãos de Alice Pinto Coelho e das filhas, Maria João e Sofia, o Procópio conserva as suas características de serviço clássico. Um bar à porta fechada, com o batente centenário pendurado na mesma, sendo as pessoas recebidas e encaminhadas para uma mesa por uma das proprietárias. Desde que abriu portas, o Procópio mantém o seu cenário intacto pautado pela decoração Arte Nova, com sofás de veludo cor de vinho, espelhos, peças de arte, quadros de época e candeeiros à meia-luz, bem como um nível de música agradável que convida à conversa.

A conservação da traça e alma de origem do Procópio foi, inclusive, enaltecida pela Câmara Municipal de Lisboa, que galardoou o espaço com a distinção de Loja com História de Lisboa em 2019.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Taberna Moderna inaugura o seu novo bar de gin esta semana

A Taberna Moderna inaugura oficialmente o seu novo Lisbonita Gin-Bar na quinta-feira, 27 de setembro, às 19h, que esta...

Prémios Lisbon Bar Show destacam o melhor do sector a nível nacional

Com mais de 100 expositores, workshops, seminários e concursos de cocktails, este evento é responsável por trazer a Portugal alguns dos mais reconhecidos nomes do bartending internacional.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Nova atualização de Gran Turismo 7 adiciona novos carros e eventos

Com destaque para vencedor das 24 Horas de Le Mans, o novo Toyota GR010 HYBRID.

EKSA GT1 Cobra – Qualidade a preço de saldos

A EKSA volta a lançar um produto de referência. Desta vez com um design bem conseguido e único, qualidade de construção e som surpreende pela positiva.

Returnal está a caminho do PC, segundo da base de dados da Steam

A PlayStation ainda não confirmou, mas a informação vem reforçar os leaks e rumores.