Eis 5 dos produtos mais vendidos pela Mercadona ao longo destes anos em Portugal

- Publicidade -

Costumam comprar algum destes produtos?

Foi em 2016 que a Mercadona, empresa líder no setor da distribuição em Espanha, comunicou que iria dar início ao seu primeiro projeto de internacionalização, em Portugal, tendo para o efeito criado a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia. Nesse mesmo ano contratou os seus primeiros colaboradores portugueses e, em 2017, abriu o seu primeiro Centro de Coinovação em Matosinhos, para adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do consumidor português. Dois anos mais tarde, em 2019, em Vila Nova de Gaia, na freguesia de Canidelo, com a abertura da sua primeira loja em Portugal, a Mercadona já tinha 1.000 produtos novos apenas para o mercado português.

Posteriormente, nesse mesmo ano, a empresa abriu mais nove lojas nos distritos do Porto, Aveiro e Braga.

Desde esse ano, investiu um total de mil milhões de euros em Portugal, que permitiram abrir, até à data, 50 lojas, que acumulam vendas superiores a 2.770 milhões de euros, e dois Blocos Logísticos – um na Póvoa de Varzim e outro em Almeirim, que ficará operacional este mês de julho -, representando este último um investimento de mais de 250 milhões de euros.

No que respeita a emprego, ao longo desta meia década, a Mercadona gerou 6.000 novos empregos, estáveis e de qualidade, todos com um contrato efetivo desde o primeiro dia.

Depois da abertura de várias lojas na região Norte, 2022 ficou marcado pela abertura das primeiras lojas na área metropolitana de Lisboa, em Setúbal e Oeiras.

O projeto de internacionalização em Portugal permitiu à Mercadona conhecer novos produtores nacionais e integrá-los no seu leque de fornecedores, algo que vai sendo incrementado à medida que o projeto vai avançando. Outro aspeto a sublinhar é o intercambio entre Portugal e Espanha que possibilitou o conhecimento de produtos nacionais a consumidores espanhóis como o exemplo de pão, pastelaria, queijos, vinhos, entre outros produtos portugueses. Este compromisso da empresa com os fornecedores portugueses reflete-se nos mais de 3.000 milhões de euros em compras a fornecedores nacionais desde 2019.

Mas falar da Mercadona é, essencialmente, falar de um fenómeno como pouco se vê. Por exemplo, nas redes sociais, a empresa é constantemente “inundada” por perguntas de quando é que irá abrir uma próxima loja aqui e acolá. Há, inclusive, vários grupos de Facebook dedicados à partilha de novidades e feedbacks de produtos Mercadona, só para perceberem a loucura. E a verdade é esta: deve-se tudo aos produtos, que fazem imenso sucesso junto dos clientes.

Quais os produtos Mercadona favoritos dos clientes nestes cinco anos em Portugal?

Foi precisamente a essa questão que a empresa respondeu. E há, de facto, entre vários outros produtos, cinco favoritos que, para os portugueses, são indispensáveis.

Um desses produtos são os Filetes de Pescada para ir ao Forno. Os adeptos da air fryer ficaram rapidamente rendidos a estes filetes muito suculentos, panados com ovo (ao estilo lá de casa!), o que lhes dá um toque delicioso. Naturalmente, podem também ser cozinhados de outra forma. Cada embalagem custa 4,80€.

Outro produto favorito é o Detergente Colónia, que chegou às prateleiras em 2022. Este detergente distingue-se pela sua composição e perfume hipoalergénicos. Testado dermatologicamente em laboratórios especializados em pessoas com peles atópicas e sensíveis, demonstrando uma compatibilidade muito boa com a pele. É adequado para lavar a roupa de toda a família, para pessoas com pele atópica ou qualquer tipo de alergia. Custa 3,30€.

Sendo uma empresa espanhola, a Mercadona trouxe para Portugal outro produto que se tornou rapidamente um dos favoritos: a famosa Empanada de Atum. Com forma retangular, massa crocante e recheio suculento. Com um sabor intenso e bem apurado, é uma das favoritas de muitos clientes. Combina o atum com o pimento e curgete assados com tomate e um leve toque de manjericão. Está à disposição em dois formatos diferentes: 500 g (3,70€), que permite dividi-la aproximadamente em 6 fatias; e 1,120 kg (7,40€), para partilhar em família ou com amigos, calculando cerca de 12 fatias.

Outro caso curioso de sucesso são os bombons Delizze, que chegaram no Natal de 2019. E se se pensava que podia ser um produto sazonal, a verdade é que o sucesso foi tanto que rapidamente passaram a estar nas prateleiras durante todo o ano. Falamos de Esferas de wafer crocante recheadas com um delicioso creme de avelãs e cacau, que contêm uma avelã inteira no seu interior e estão cobertas com chocolate de leite e pedaços de avelã. Cada embalagem custa 3,70€.

Por último, a Mercadona dá ainda destaque ao seu Sisbela Reafirm, que se tem revelado um favorito dos portugueses da secção de Perfumaria, secção essa que levava, e leva, portugueses de propósito a Espanha para fazer compras. No caso deste produto, está disponível por 5€.

De resto, e após ter aberto, no passado mês de maio, a sua primeira loja em Guarda, a 50ª a nível nacional, a Mercadona vai, este ano, abrir novos supermercados Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio).

Quanto a próximas inaugurações, a Mercadona ainda não anunciou datas fixas, mas, no passado mês de abril, o Echo Boomer divulgou os meses de abertura para algumas dessas lojas: Mercadona Oliveira de Azeméis em agosto, a primeira Mercadona Coimbra (Atrium Solum) em setembro, bem como a Mercadona Leiria, e a Mercadona Évora em outubro. Só não sabemos (ainda) os dias em concreto, mas daremos mais detalhes em breve.

Entretanto, também sabemos que a Mercadona Fernão Ferro será inaugurada algures em novembro. O dia em questão ainda está no segredo dos deuses, portanto será questão de aguardarmos por mais novidades.

Mais recentemente ficámos a saber que a loja da Mercadona no Lavradio, Barreiro, será inaugurada algures em dezembro. E não, também ainda não sabemos o dia ao certo, uma vez que essa informação somente será divulgada cerca de duas semanas antes da data prevista. Mas será, certamente, antes do fim do ano.

Relativamente à segunda loja da Mercadona em Coimbra, no Bairro de Santa Apolónia, na Estrada de Eiras, o Echo Boomer sabe que a inauguração está prevista para o mês de novembro. O dia ao certo, no entanto, ainda não está definido, uma vez que essa informação somente será divulgada cerca de duas semanas antes da data prevista. 

De resto, e enquanto não temos mais novidades, relembramos que Loures receberá uma loja da Mercadona em 2025, mais especificamente em Santa Iria da Azóia. Está também na calha uma loja da Mercadona na Covilhã, embora ainda não se saiba se será no próximo ano ou apenas em 2026. A cadeia espanhola quer também abrir mais do que uma loja em Lisboa, descartando, para já, uma expansão para o Algarve.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados