BYD SEAL, o novo elétrico da marca chinesa, chegou a Portugal

- Publicidade -

Os preços começam nos 46.990€.

A BYD, fabricante que terminou 2023 na liderança mundial de veículos movidos a novas energias (NEV), pelo segundo ano consecutivo, apresenta aos consumidores nacionais o BYD SEAL.

Após o lançamento bem-sucedido do BYD HAN (sedan do segmento E), do BYD TANG (SUV do segmento E), do BYD ATTO 3 (SUV do segmento C) e do BYD DOLPHIN (hatchback do segmento C) em Portugal, a BYD acelera assim a sua presença no mercado automóvel 100% elétrico nacional com o lançamento do muito aguardado e totalmente novo BYD SEAL.

O BYD SEAL é um sedan desportivo e dinâmico do segmento D, o segundo da série BYD Ocean, que utiliza a nova linguagem de design “Ocean Aesthetics” da marca. O modelo conta com uma aparência elegante e desportiva, um elevado nível de conforto e funcionalidade para cinco ocupantes, um habitáculo espaçoso e, como seria de esperar, uma excelente gama de equipamentos.

Tal como o BYD ATTO 3 e o recém-lançado BYD DOLPHIN, o novo BYD SEAL foi construído com base na plataforma e-Platform 3.0 da BYD, concebida exclusivamente para veículos 100% elétricos. É, também, o primeiro veículo a implementar a tecnologia Cell-to-Body (CTB) da BYD, que se traduz no facto de a bateria ser incorporada em toda a estrutura do veículo. Isso forma uma estrutura tipo sanduíche, que incorpora a cobertura superior da bateria, a BYD Blade Battery e o piso. Além disso, a arquitetura CTB utiliza uma estrutura de painéis de alumínio tipo favo de mel de elevada resistência, aumentando ainda mais a segurança do veículo.

O sistema de baterias CTB serve não só como fonte de energia, mas também como componente estrutural. Tal contribui para a excecional rigidez torsional do BYD SEAL, com uns impressionantes 40.500 Nm/grau, que aumentam os limites de manobrabilidade e oferecem uma excelente plataforma para o conforto, o silêncio do habitáculo, a segurança e o desempenho. Além disso, a tecnologia CTB também melhora a utilização do espaço, uma vez que a bateria é combinada diretamente com a carroçaria, diminuindo a altura do veículo até ao solo em cerca de 15 mm. Ao mesmo tempo que reduz a altura da carroçaria, a tecnologia CTB aumenta a altura axial no interior do veículo, criando mais espaço interior. Isto permitiu que o BYD SEAL adotasse uma forma mais rebaixada e elegante, com melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual marcante, bem como mais capacidade no habitáculo.

A natureza progressista da BYD e do BYD SEAL vai para além da tecnologia Cell-to- Body e da Blade Battery. Por exemplo, o novo sedan desportivo utiliza o inovador sistema de tração elétrica 8 em 1. Este integra oito componentes-chave para propulsão, carregamento, controlo e gestão, permitindo à BYD criar soluções excecionais para a integração vertical na cadeia de fornecimento, otimizando significativamente a utilização do espaço e a eficiência energética.

Disponível em Portugal com dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD, o novíssimo BYD SEAL é proposto com uma opção de duas unidades de tração, ambas com uma capacidade de bateria de 82,5 kWh. A versão monomotor com tração traseira (BYD SEAL Design) tem uma potência de 230 kW (313 cavalos) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. A autonomia está fixada em 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP). O BYD SEAL está também disponível com tração às quatro rodas (BYD SEAL Excellence-AWD) com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro (160 kW/217cv + 230 kW/313 cv), resultando numa potência total combinada de 390 kW (530 cv). Esta versão Excellence-AWD é um verdadeiro desportivo que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 s, enquanto a autonomia é fixada em 520 quilómetros (ciclo combinado WLTP).

Os clientes do BYD SEAL beneficiam de uma solução de carregamento boost de alta tensão, que permite um carregamento mais rápido. Esta tecnologia utiliza de forma inovadora o indutor do motor para substituir o indutor de impulso na solução de impulso original, para satisfazer a gama de tensão de 420-750V dos postos de carga, com carregamento DC de alta potência. Durante o processo de carregamento, o BYD SEAL reduz a geração de calor do conjunto de carregamento e distribuição, para um desempenho mais seguro.

O BYD SEAL disponibiliza, de série, um carregador trifásico incorporado de 11 kW para carregamento em corrente alternada e pode ser carregado rapidamente num posto de carregamento ultrarrápido em corrente contínua com 150 kW. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 26 minutos.

O BYD SEAL dispõe de quatro modos de condução distintos, que se adaptam a uma diversidade de preferências e condições de condução. Estes modos consistem em:

  • Modo ECO: Confere prioridade à eficiência energética e aumenta a autonomia de condução.
  • Modo Normal: Proporciona uma experiência de condução equilibrada para uma utilização quotidiana.
  • Modo Sport: Ênfase ao desempenho através de uma aceleração robusta e de um comportamento mais apurado.
  • Modo Snow: Concebido para melhorar a tração e a estabilidade em superfícies escorregadias como a neve ou o gelo.

Para além do seu caráter dinâmico, inteligente e desportivo, o BYD SEAL é também um sedan de quatro portas versátil, que acomoda confortavelmente cinco pessoas. A distância entre eixos de 2920 mm proporciona aos ocupantes um espaço para as pernas semelhante ao de uma berlina executiva. Entretanto, devido à arquitetura CTB e ao acondicionamento compacto das baterias, os ocupantes dispõem de bastante espaço para a cabeça, apesar do perfil baixo do carro.

O carácter prático reflete-se ainda mais na bagageira de 400 litros e numa “bagageira” adicional de 53 litros sob o capot (versão de tração traseira). Além disso, o BYD SEAL oferece mais de 20 espaços flexíveis de arrumação para pequenos objetos, no seu interior. Na parte da frente do tablier, existe um ponto de carregamento sem fios para dois telemóveis. Para além da caixa sob o apoio de braços central de série, existe um espaço de arrumação funcional semiaberto sob o tablier.

O novo BYD SEAL está disponível em duas variantes de motorização, SEAL DESIGN por 46.990€ e SEAL EXCELEENCE por 47.990€ (preços de venda ao público com IVA incluído, acresce valor de pintura metalizada e despesas). A gama de modelos contempla seis cores de carroçaria e duas cores de acabamento interior. Todas as versões do BYD SEAL são oferecidas com excelentes condições de garantia de série, as quais consistem em seis anos ou 150.0000km de garantia do fabricante e oito anos ou 200.000 km de garantia para a bateria e o motor elétrico.

De forma a marcar o lançamento do modelo em Portugal a BYD oferece um ano de carregamento aos clientes que fizerem a compra do seu BYD SEAL até ao final de fevereiro de 2024.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados