Electronic Arts despede mais de 670 trabalhadores, encerra estúdios e cancela alguns jogos

- Publicidade -

A indústria dos videojogos continua em colapso, com artistas, engenheiros e outros trabalhadores a serem dispensados apesar dos elevados lucros dos maiores estúdios do mundo.

Unity, Riot Games, Microsoft, Eidos Montreal, Deck Nine, PlayStation são apenas alguns dos estúdios que fizeram despedimentos em massa nos dois primeiros meses de 2024. E, agora, junta-se a Electronic Arts, que anunciou o despedimento de cerca de 670 trabalhadores.

A indústria dos videojogos continua por detrás das cortinas em colapso, à medida que os profissionais que nos trazem alguns dos títulos mais ambiciosos, celebrados e rentáveis são despedidos.

Com o final do ano fiscal de 2023 a aproximar-se, já no fim de março, a Electronic Arts, que no final de setembro de 2023 registou um aumento de lucro de 5.39% au atingir 5.753 mil milhões de dólares, tomou a “difícil decisão” de reduzir 5% da sua equipa, um número que afetará 670 posições.

O CEO da EA, Andrew Wilson, que em 2023 recebeu uma compensação de desempenho avaliada em 20.6 milhões de dólares, conta em comunicado que uma das maiores razões para esta decisão é a nova direção da EA afastar-se do desenvolvimento de futuros jogos licenciados, ou seja, jogos de propriedades intelectuais de parceiros, como Star Wars.

E de acordo com algumas fontes, como o VGC, um dos projetos cancelados com esta decisão foi precisamente um jogo de Star Wars, um FPS que estaria a ser desenvolvido pela Respawn e que alegadamente era sobre Mandalorian.

Para além desse jogo, é reportado que outros projetos em desenvolvimento interno foram cancelados, tendo sido ainda revelado que alguns estúdios, como o Ridgeline Games – fundado em 2021, para trabalhar em novas experiências single-player de Battefield -, foram fechados.

Wilson explica que “este foco melhorado permitirá guiar-nos através da criatividade, acelerando inovação e pressionando nas nossas maiores oportunidades – incluindo as nossas próprias propriedades intelectuais, desportos e comunidades online – para entregar o entretenimento que os jogadores querem hoje e amanhã”.

De acordo com a IGN, o foco da Electronic Arts serão jogos da franquia EA Sports, Apex Legends, Star Wars Jedi, Iron Man, Black Panther, Battlefield, Need for Speed, Dragon Age, Skate e The Sims. O portal menciona ainda que o próximo Mass Effect continua em pré-produção, mas que o foco da Bioware está no próximo Dragon Age.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados