El Corte Inglés da Boavista vai mesmo avançar

- Publicidade -

Mas ainda deve demorar anos.

Há muito tempo que se fala no futuro El Corte Inglés da Boavista. Desde que se soube que a empresa tinha planeado construir um centro comercial nos terrenos da antiga estação ferroviária da Boavista, no Porto, que este é um assunto que tem dado que falar.

Em 2020, a Câmara Municipal do Porto deu parecer favorável ao Pedido de Informação Prévia apresentado, sendo que, um ano depois, a autarquia confirmou que não iria reverter o negócio, afastando desde logo a hipótese da instalação de um jardim público.

E agora, já em 2022, o Governo deu finalmente luz verde à demolição da estação da Boavista. Desta forma, a obra de construção do futuro centro comercial poderá entretanto começar.

No despacho publicado esta terça-feira em Diário da República, pode ler-se que seja desafetada do domínio público ferroviário do Estado “a parcela de terreno com a área de 20.686 m2, na qual estão construídos três edifícios a demolir”.

O documento tem anexado um mapa no qual é visível que um dos edifícios é a antiga gare de passageiros da Boavista, sendo os dois outros edifícios em causa, na Rua 5 de outubro, dedicados a habitação.

Segundo o documento, o lote 1 será objeto de direito de superfície a favor do El Corte Inglés e os outros dois (Lote 2 e Lote 3) “têm como finalidade a respetiva integração no património privado da IP, S. A., destinando-se a aproveitamento imobiliário e habitação”.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados