Estes são os novos navios da Transtejo (e começam a chegar este ano)

São 100% elétricos.

- Publicidade -

Em 2019, o Conselho de Ministros tinha autorizado a despesa relativa à renovação da frota da Transtejo, que contempla a aquisição de 10 navios elétricos, até ao montante global de 57 milhões de euros para investimento e de 32,946 milhões de euros para manutenção, no período de 2020 a 2035. Dois anos depois, esses valores de investimento foram atualizados, passando de 57 milhões de euros para 62 milhões de euros.

Já este ano 2022, o Conselho de Ministros procedeu à reprogramação da autorização da despesa relativa ao Plano de Renovação da Frota da Transtejo, que passa a ser de um máximo global de 70.545.497€, referentes à componente de investimento, e até 28.800.505€, referentes à componente de manutenção. E deve-se tudo à aquisição e construção dos postos de carregamento.

“No âmbito dos procedimentos concursais levados a cabo pela Transtejo, S. A., para a aquisição e construção dos postos de carregamento, verificou-se terem sido apresentadas apenas candidaturas acima do preço-base, em virtude das características de inovação específicas deste projeto e dos impactes que a pandemia da doença Covid-19 teve no fornecimento de matérias-primas no mercado internacional”, lê-se em Diário da República.

O Governo considera que o “interesse público e a urgência da concretização do Plano requerem que a empresa lance, de imediato, um novo concurso público para a aquisição e construção dos postos de carregamento ao abrigo da despesa autorizada, por forma a não comprometer o prazo final para a conclusão do Plano”.

“Tendo em conta a aceleração da execução na fase final do atual período de programação e a disponibilidade financeira do ‘Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos’, é possível prever o aumento da comparticipação deste programa operacional”, de acordo com o mesmo documento.

Ou seja, o Plano de Renovação da Frota da Transtejo passa a contemplar a aquisição de 10 novos navios, a aquisição e construção dos postos de carregamento e a respetiva manutenção dos navios e postos no período de 2022 a 2036, mais um ano que anteriormente previsto.

Como podem ver aqui em cima, nestas imagens pré-renderizadas, já temos um primeiro vislumbre do aspeto dos novos navios da Transtejo, que são 100% elétricos.

Estes navios irão operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal, no distrito de Setúbal. Pelo menos um deles deverá ser entregue ainda em 2022, vindo dos estaleiros espanhóis Gondán.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Nova atualização de Gran Turismo 7 adiciona novos carros e eventos

Com destaque para vencedor das 24 Horas de Le Mans, o novo Toyota GR010 HYBRID.

EKSA GT1 Cobra – Qualidade a preço de saldos

A EKSA volta a lançar um produto de referência. Desta vez com um design bem conseguido e único, qualidade de construção e som surpreende pela positiva.

Returnal está a caminho do PC, segundo da base de dados da Steam

A PlayStation ainda não confirmou, mas a informação vem reforçar os leaks e rumores.