Entrou em funcionamento a maior central fotovoltaica de Portugal

E conta com mais de 660.000 painéis.

- Publicidade -

Chama-se Solara4, ocupa uma área descontínua de 320 hectares em Martim Longo, no concelho algarvio de Alcoutim, e é, desde a semana passada, a maior central fotovoltaica em funcionamento em Portugal. Tudo graças à atribuição de licença por parte da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para a exploração deste projeto.

É, também, a maior central da Europa não subsidiada, uma vez que conta com mais de 660 mil painéis instalados com uma potência unitária compreendida entre os 330 watts e os 340 watts, num total de 219 megawatts (MW) instalados e uma potência de injeção na rede limitada a 200 megavolt-ampere (MVA). Esta central dispõe ainda de 40 postos de transformação e 125 inversores com a potência disponível de 1 600 kilovolt-ampere (KVA) e está ligada à rede elétrica de serviço público através da Subestação de Tavira, através de uma linha de serviço particular de 400 kilovolt (KV) que liga a central à subestação.

A entrada em funcionamento da Solara4 vai evitar anualmente a emissão de 177 mil toneladas de CO2 e permitirá abastecer de eletricidade o equivalente ao consumo de 200.000 casas. Diz ainda a DGEG que “este tipo de infraestruturas é essencial para Portugal alcançar o desiderato da promoção da descarbonização do setor energético e contribuí para as metas de energias renováveis previstas alcançar no PNEC 2030”.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. São boas notícias, é pena as destribuidoras quererem uma margem tão elevada e só pagarem a0, 05 € a energia produzida que depois vendem a 0,17€ se fosse mais justo havia muito mais investimentos privados.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Bugsnax recebe novos conteúdos gratuitos em 2022

Bem-vindos à Ilha dos Bigsnax!

Little Devil Inside mostra o seu mundo em novo vídeo

O adorável jogo foi o destaque do mais recente State of Play.

Death’s Door de portas abertas na PlayStation e Nintendo Switch

O aclamado jogo de ação da Acid Nerve salta para novas plataformas.