Há mais de uma década a banda alemã não nos visitava em nome próprio (ou seja, não estamos a contar com o concerto no NOS Primavera Sound em 2015). Mas essa espera vai acabar em maio do próximo ano, quando os Einstürzende Neubauten derem dois concertos no nosso país: um a 25 de maio na Aula Magna, em Lisboa, e outro no dia seguinte na Casa da Música, no Porto.
O mote deste regresso deve-se a um novo álbum, ainda por editar, que irá levar a banda alemã em digressão por vários países.
O coletivo liderado por Blixa Bargeld (colaborador assiduo de Nick Cave & The Bad Seeds) irá, portanto, não só apresentar novas canções, mas também clássicos que os tornaram numa das mais irreverentes e vanguardistas bandas dos anos 80. O grupo berlinense destacou-se há uns anos com a sua sonoridade, que vagueia pelo ambient rock”, “avant-guard” e “experimental rock”.
Quem já os viu sabe mais ou menos o que pode esperar. Para quem nunca teve a oportunidade, saibam que os Einstürzende Neubauten utilizam instrumentos pouco convencionais, como serrotes, martelos pneumáticos, molas, bidons e uma enorme parafernália de todo o tipo de metais.
Quanto aos bilhetes, são postos à venda esta quinta-feira, dia 7 de novembro, na BOL e locais habituais, com preços que variam entre os 28 e os 39€.