EDP cria comunidade de energia solar nas Caldas da Rainha para mais de 200 empresas e famílias

- Publicidade -

A EDP Comercial estima que 70% da produção anual deste Bairro Solar sirva para pequenos negócios como lojas, restaurantes e outras atividades localizadas nas Caldas da Rainha.

A EDP Comercial vai criar uma Comunidade de Energia nas Caldas da Rainha, no centro do país, que vai beneficiar com energia mais acessível centenas de famílias e empresas da cidade. Através de uma parceria com a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste -, a EDP vai instalar uma central solar com cerca de 1 MWp e mais de 1800 painéis solares em terrenos da autarquia, criando um Bairro Solar e fornecendo esta energia a negócios vizinhos.

Qualquer empresa que se situe dentro de um raio de quatro quilómetros da localização da central solar poderá aderir a este Bairro Solar e beneficiar de descontos entre 35% a 50% no preço mensal da sua energia.

Será dada prioridade a empresas de pequena e média dimensão e àquelas que, por não terem espaço útil para instalar painéis solares, não podem beneficiar de outra forma desta energia limpa. A EDP Comercial estima que 70% da produção anual deste Bairro Solar sirva para pequenos negócios como lojas, restaurantes e outras atividades localizadas nas Caldas da Rainha, contribuindo desta forma para a dinamização da economia local.

Para maximizar a partilha desta energia renovável e democratizar ainda mais o acesso à energia solar, estão a ser também identificadas pelo município cerca de 35 famílias vulneráveis da cidade para fazerem parte deste projeto e, por isso, obterem reduções significativas nas suas faturas com energia.

Já fazem parte desta Comunidade de Energia para Autoconsumo os primeiros 150 vizinhos. A EDP, que fica responsável pelo investimento, manutenção e operação dos painéis, espera que este Bairro esteja em operação ainda este ano. Os interessados neste tipo de oportunidades de fazer parte de comunidades de energia nas Caldas da Rainha podem inscrever-se junto da AIRO.

A EDP Comercial tem atualmente em várias fases de desenvolvimento mais de 1.500 Bairros Solares em todo o país, dos quais mais de 90% em micro e pequenas empresas, em projetos que darão um contributo fundamental para a transição energética do tecido empresarial nacional e para a redução do custo da energia para mais de 35 mil empresas e famílias. No total, estes projetos adicionarão mais de 35Wp de produção de energia renovável para autoconsumo de Norte a Sul do país.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes