É o regresso do artista a Portugal após dois concertos esgotados em 2019.
Hoje é dia de novidades para o Rock in Rio Lisboa 2024. Além da mudança de recinto para o Parque Tejo Trancão, para comemorar os 20 anos do festival em Portugal, a organização acaba de anunciar o primeiro cabeça de cartaz: Ed Sheeran, que atuará a 16 de junho.
O britânico irá, assim, regressar a Portugal após cinco anos sem pisar palcos portugueses. Recorde-se que foi em junho de 2019 que Ed Sheeran esgotou por duas vezes o Estádio da Luz, em Lisboa. Além disso, será também o regresso do músico ao festival, 10 anos depois de ter pisado o Palco mundo para a sua estreia em Portugal.
Na bagagem, o artista trará os mais recentes álbuns, − (“Subtract”) e Autumn Variations.
Quanto ao Rock in Rio Lisboa, e embora a área escolhida tenha mais 30.000 m2 que o recinto da Bela Vista, a lotação máxima irá manter-se nas 80.000 pessoas, o que significa que haverá, teoricamente, mais espaço para circular.
Graças à realização do Rock in Rio Lisboa no Parque Tejo Trancão, serão criadas zonas de sombra e de iluminação pública que ficarão permanentes no recinto. E dada a localização, existirão vários shuttles que levarão os festivaleiros da Gare do Oriente para o novo espaço.
Mas as novidades continuam: o icónico Palco Mundo, que esta edição vai beneficiar de um cenário de fundo deslumbrante entre o Rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama, vai continuar a receber os maiores artistas nacionais e internacionais (estando já confirmada a presença de Ed Sheeran nesta edição) e vai contar com um espetáculo audiovisual comemorativo dos 20 anos a acontecer diariamente, na clareira deste palco. De volta a Cidade do Rock está, também, o Galp Music Valley, confirmando assim a Galp como Patrocinador Principal de mais uma edição do Rock in Rio Lisboa. O palco irá continuar a trazer propostas musicais nacionais e internacionais ainda de maior relevância, para todas as idades e estilos musicais.
Outra novidade para esta edição é que a Cidade do Rock contará com um novo Palco, que surge como parte da estratégia do festival de reforçar a oferta musical trazendo ainda mais concertos de grande porte para o seu vasto cardápio de entretenimento.
Continuando a visita pela nova Cidade do Rock, quem também volta a marcar presença na edição comemorativa dos 20 anos do festival é o Super Bock Digital Stage que oferecerá uma grande experiência de entretenimento, com música, dança e humor, projetando os momentos mais virais dos últimos 20 anos e apresentando as estrelas da internet que moldarão os próximos 20.
A Rock Street também está de volta e regressa com o mesmo tom provocativo, para falar do encontro entre pessoas e tecnologia e como valorizamos o humano e usamos a tecnologia de forma construtiva e saudável. Outros espaços que se revelaram um sucesso na sua estreia, em 2022, também transitam para o novo recinto, nomeadamente o Chef’s Garden, que vai trazer o melhor da portugalidade através da gastronomia para dentro da Cidade do Rock; e o ESC Online Sports Bar, que ganha um protagonismo maior esta edição por coincidir com período de campeonato europeu de futebol.
Mas há mais novidades: uma estreia nesta nova Cidade do Rock é a Rota 85. Se o Rock in Rio em Portugal celebra 20 anos, não podemos esquecer que a sua história, na verdade, começou duas décadas antes, mais concretamente em 1985, quando Roberto Medina fundou o festival no Rio de Janeiro, dando voz a uma geração oprimida que acabava de sair da ditadura militar. 40 anos depois, o festival já percorreu o mundo, mantem uma base no Brasil e outra em Portugal e já deixou um legado por todos os países por onde passou. Nesta Rota 85, o público vai poder conhecer melhor a história daquele que hoje é um dos maiores eventos de música do mundo, fotografar vários elementos cenográficos gigantes que certamente vão rechear páginas de Instagram (como o famoso ténis enlameado, uma das imagens de marca da primeira edição da história do festival), assistir a um pequeno filme documental do festival no cinema da Rota, celebrar a sua união com o Elvis na capela bem ao estilo de Las Vegas entre outras atividades.
Além de todos estes espaços, a oferta da Cidade do Rock só fica completa com a presença da famosa roda gigante Pisca Pisca e do slide 7Up, que voltará a proporcionar o voo mais incrível de toda a Cidade do Rock e de toda a Lisboa. Haverá ainda espaço no recinto para a já tradicional e sofisticada Área VIP Gato Preto, para os rooftops, para a icónica fonte, um dos locais mais fotografados do recinto, e para um Premium Club (camarotes com vista privilegiada para o Palco Mundo).
No entanto, e em declarações à SIC Notícias, Roberta Medina disse que somente aceitou o desafio de celebrar os 20 anos de Rock in Rio Lisboa com uma condição: que o relvado do Parque da Bela Vista seja recuperado até à edição seguinte do festival.
Ou seja, esta será uma edição comemorativa do Rock in Rio Lisboa, o que significa que, em 2026, o evento regressará ao Parque da Bela Vista.
O Rock in Rio Lisboa 2024 acontecerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho.