EcoXperience. Marca portuguesa transforma óleos alimentares usados em detergentes ecológicos

- Publicidade -

Aparentemente, é a única a fazê-lo no mundo inteiro.

A EcoXperience, marca que incorpora o universo Mistolin, é a primeira a nível mundial a fazer a valorização de um resíduo – óleo alimentar – para obtenção de produtos de limpeza amigos do ambiente – 100% biodegradáveis e com reduzido impacto ambiental.

Nascida de uma startup alojada na Universidade de Coimbra, a EcoXperience foi criada com o objetivo de repensar a forma como os detergentes são obtidos, bem como o modelo tradicional de comercialização dos mesmos.

Todos os dias são geradas cerca de 150 toneladas de óleos alimentares usados, só em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em danos para o ambiente e num peso financeiro para os municípios estimado em 300 milhões de euros para remover esses óleos usados das águas das ETARs. Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água.

Para além de evitar a poluição das águas e de reduzir o impacto no recurso a materiais virgens, a Ecoxperience, ao possibilitar o sistema refill na compra de detergentes, evita enviar para o lixo milhões de embalagens anualmente. Com a venda granel, a marca já poupou, até à data, mais de 40 mil embalagens de 1L de uso único.

Atualmente, a marca disponibiliza uma gama que integra 14 produtos, direcionados para o consumo doméstico, educativo e profissional, sobretudo para o canal Horeca, distribuídos por 150 pontos de venda em Portugal.

A venda granel é essencial na estratégia comercial da marca, que espera alcançar até 2023 cerca de 1000 pontos de venda equipados com sistema refill em Portugal e em Espanha.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados