Ecovia do Mondego vai ganhar mais 40 quilómetros, ligando Viseu a Penacova

- Publicidade -

O investimento é de 1,5 milhões de euros, pretendendo-se, com isso, alavancar o turismo no interior da região Centro.

Ecovia do Mondego

A Linha do Dão foi das primeiras vias-férreas de bitola estreita (via métrica) de Portugal, tendo sido inaugurada a 25 de novembro de 1890.

Com início na estação de Santa Comba Dão, onde intersetava a Linha da Beira Alta, a Linha do Dão viria ainda a passar por Tondela, atravessando as terras do Dão, até chegar à estação de Viseu numa extensão total de 49,2 Kms. A partir daqui, viria a ligar à Linha do Vouga que estabeleceria a ligação até Aveiro, interligando com a Linha do Norte.

A Ecopista do Dão desenvolveu-se ao longo do antigo ramal ferroviário do Dão, numa extensão de 49,2 Kms e atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Agora, sabe-se que esta ecovia será prolongada, ganhando mais 40 quilómetros cicláveis.

A Ecovia do Mondego irá prolongar-se até aos limites do concelho de Penacova, já no distrito de Coimbra, após atravessar os municípios de Mortágua e Vila Nova de Poiares. a extensão de 40km será feita entre o final da Ecopista do Dão junto à Estação Ferroviária de Santa Comba Dão e o limite do Concelho de Penacova.

Nos próximos 10 anos, Portugal deverá contar com mais de sete mil quilómetros de vias cicláveis.

- Publicidade -

Relacionados