Ecopista do Vouga já tem cerca de 120km de traçado ciclável e pedestre

- Publicidade -

Ecopistas é a designação que se dá em Portugal para Vias Verdes.

Foi inaugurado, no dia 12 de novembro, o troço da Ecopista do Vouga nos concelhos de Águeda e Albergaria-a-Velha, permitindo ligar estes concelhos ao troço da Ecopista do Vouga já executado no concelho de Sever do Vouga.

O projeto estabelece assim a ligação de Sernada do Vouga a Santa Comba Dão, ligando os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, através de um traçado ciclável e pedestre contínuo de cerca de 120 km, criando uma rede de Ecopistas de âmbito regional.

A obra, assumida pela Câmara Municipal de Águeda, decorrente dos contratos de subconcessão celebrados entre a IP Património e os municípios envolvidos, representou um investimento de cerca de 230.000€, tendo sido cofinanciada pelo Turismo de Portugal através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Programa Valorizar, no valor de cerca de 106.000€ (corresponde a 70% do custo elegível aprovado na candidatura). O remanescente dos valores não comparticipados foram assegurados pelos Municípios de Águeda e de Albergaria-a-Velha, na proporção dos territórios onde a Ecopista está construída.

Para quem não está familiarizado com o conceito, ecopistas é a designação que se dá em Portugal para Vias Verdes. São vias de comunicação autónomas, reservadas a deslocações não motorizadas e que permitem percursos turísticos, desportivos, educativos e de sensibilização ambiental, para a prática de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Os 120km referidos incluem a Ecopista do Dão. Convém clarificar, são 2 trajectos diferentes, que se encontram em Viseu.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes