Glória do Ribatejo e Granho, Pontével, Benfica do Ribatejo, Muge e Alpiarça ganham centros de compostagem comunitária

- Publicidade -

Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha residência numa das cinco freguesias aderentes.

Foram esta semana inaugurados cinco Centros de Compostagem Comunitária nas freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, Pontével, Benfica do Ribatejo, Muge e Alpiarça.

A instalação destes centros ocorre no âmbito de um projeto de Compostagem Comunitária levado a cabo pela Ecolezíria, em parceria com as Juntas de Freguesia, e cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). Esta é uma iniciativa que surge do objetivo de disponibilizar à população meios para a realização da compostagem em meio comunitário, incentivando a comunidade a transformar os seus resíduos orgânicos provenientes das habitações e limpezas de jardins da freguesia, contribuindo para a economia circular à escala local.

Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha residência numa das cinco freguesias aderentes. Para tal, basta dirigir-se à Junta para proceder à inscrição e para receber de forma gratuita todo o material necessário. No final, o composto produzido nestes centros de compostagem poderá ser reutilizado pelos participantes na fertilização das suas plantas ou ser canalizado para adubar espaços verdes públicos.

Esta ação faz parte de uma estratégia global da Ecolezíria que dá o mote à campanha A Rua é a Casa de Todos, e que pretende assegurar o cumprimento das metas definidas pela União Europeia para a reutilização e a reciclagem de 55% dos resíduos urbanos em 2025 e 65% em 2030.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados