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O futebol como o conhecemos está a mudar e EA Sports FC 25 acompanha essa mudança.

À medida que o tempo passa, a globalização do futebol é cada vez maior e, com ela, surgem mudanças algo inevitáveis. Uma delas é o formato da Liga dos Campeões que, fruto da pressão causada pelas constantes ameaças da criação de uma Super Liga, por parte dos clubes milionários, sofreu uma reforma que entra em vigor já neste EA Sports FC 25, no seu novo Modo de Carreira.

Adeus Volta, olá Rush. A febre do Volta foi efémera… Enquanto a novidade durou, houve interesse, mas não teve um desenvolvimento sustentável que mantivesse o modo cativante o suficiente. O modo Rush vem resolver muitos dos problemas que o Volta tinha, um deles a acessibilidade. O modo Rush pode ser encontrado na secção de encontro rápido e começar um encontro não podia ser mais fácil (é, no entanto, importante que revejam os cinco jogadores selecionados, antes de começarem o encontro).

O Modo de Carreira como treinador recebeu algumas atualizações de “Qualidade de Vida”, sendo a “Task List” uma das mais fundamentais. Através da task list, há um acesso mais fácil a todos os assuntos que requerem atenção e decisão concreta da nossa parter enquanto responsáveis pelo clube que estamos a liderar. Outra novidade é a integração do modo Rush dentro da carreira, mais concretamente na academia, no qual vai ser possível participar em torneios de curta duração para ajudar no desenvolvimento das camadas jovens. Apesar das constantes melhorias deste modo, a user interface é algo pesada e deprimente, seguindo o esquema de cores para esta edição do jogo (que é desapontante). Continuo a não ser fã da mecânica de treinos, sou da opinião que o custo de tempo para o benefício que se tem é reduzido – ter a opção de desativar era uma mais-valia para quem gosta do modo de carreira mais direto e fluído.

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EA Sports FC 25

O Modo Carreira como jogador também traz novidades. A primeira coisa que me saltou à vista é que, agora, para além de poderem jogar com um jogador criado por vocês ou uma estrela em atividade, podem também jogar com uma lenda já retirada do futebol. Para facilitar a navegação no modo, tornando-o mais objetivo e eficiente, a “Task List” também está presente.

Mais uma vez, o modo de jogo que mais merece recebeu a devida atenção, evoluindo na direção certa. Falo, pois, do Clubs, que já havia sofrido uma enorme reforma na última edição do jogo. Agora há uma reforma considerável na personalização do jogador com o qual jogamos e são introduzidas as infraestruturas. As infraestruturas têm um orçamento associado e, à medida que o clube sobe de nível de reputação, o orçamento sobe também. Este orçamento permite-nos investir em inúmeras áreas das secções de staff, treinadores, equipamento e campo de treino (até três níveis de evolução). Este investimento vai dar um boost fixo em determinadas características (como drible, velocidade ou corte em pé), transversal a todos os jogadores da vossa equipa. Com a introdução das infraestruturas, vemos assim uma maior profissionalização do modo Clubs, na medida em que cada equipa vai poder ter um estilo de jogo mais distinto, enaltecido pelo investimento focado nesta área.

No Clubs e no Ultimate Team também houve a integração do modo Rush. O que o Volta nunca conseguiu materializar, parece que o Rush conseguiu ainda antes do lançamento do jogo, servindo-se e servindo praticamente todos os modos de jogo. É mais descomplicado que o Volta, destoa menos do futebol real e é, de facto, divertido.

Numa altura em que têm surgido imensos rumores de diferentes franquias de futebol em vias de serem lançadas, com o intuito de acabar com o monopólio do FC, a Electronic Arts posiciona-se bem para aguentar as investidas. De que forma? Melhorando os modos mais acarinhados, acabando com modos que davam mais trabalho que proveito e mantendo de boa saúde aquilo que realmente importa: a jogabilidade. A fórmula perfeita para solidificar a franquia e manter o jogo atual está lançada e, a meu ver, o potencial para manter os fãs de longa data e captar novos é real.

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Cópia para análise (versão PlayStation 5) cedida pela Electronic Arts.

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