EA Sports F1 23 – Antevisão

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As emoções da Fórmula 1 estão prestes a regressar com mais uma aposta da Codemasters onde a imersão predomina.

A 16 de junho, a emoção da Fórmula 1 está de regresso ao PC e consolas com F1 23, mais uma produção da Codemasters, que se recusa a dar o salto para a nova geração de dispositivos de jogo, um aspeto que, durante a nossa breve antevisão, já se fez sentir.

Durante a última semana, graças à EA, tive a oportunidade de jogar um pouco de F1 23, numa versão semelhante à de uma demo e numa experiência que, para já, pouco me impressionou enquanto casual na matéria que tem estado distante da franquia há alguns anos, bem antes da aquisição da Codemasters.

A verdade é que, nesta primeira impressão, tirando as novas “skins” anuais dos carros e as listas de pilotos, tudo parece demasiado familiar e visualmente semelhante. Começando pelos visuais, tendo tido oportunidade de jogar num PC bem preparado, F1 23 flui extremamente bem com todas as técnicas avançadas de renderização e ainda melhor com a ativação de funcionalidades como o AMD FSR e o DLSS. Com suporte para tecnologia ray-tracing, os modelos dos carros aproximam-se de visuais CGI, com todos os seus contornos a refletirem-se, e sombras realistas e materiais a comportarem-se como na vida real. É um deleito e, sem dúvida alguma, um excelente salto comparado com o que me lembro de outras edições.

O mesmo não se pode dizer da meia dúzia de pistas disponíveis nesta build, que, retirando o seu layout e uma ou outra landmark ou curva mais conhecida, não comportam lá grande identidade. São meras telas à espera de serem pintadas pela borracha dos pneus dos nossos veículos.

A Codemasters sempre foi conhecida, especialmente desde a era do primeiro DiRT e GRID, de abusar num registo visual saturado com cores quentes e efeitos de pós-processamento exagerados e, aqui, essa identidade mantém-se. A forte aberração cromática que não consegui desativar, um filtro de cores mornas e outros efeitos que pretendem dar à experiência uma sensação mais fílmica estão presentes basicamente durante todas as sequências in-game e em tempo real. E, embora aprecie a ideia, sinto que está na altura de deixar esse look de parte e mostrar a realidade como ela é.

F1 23 continua a apostar forte na simulação, mas não quer dizer que não seja um jogo aberto ao jogador mais casual, como eu sou atualmente. Entrar em pista e ganhar umas partidas não é difícil. O jogo conta com uma série de automatismos e opções de acessibilidade bem interessantes e já tradicionais no género para apoiar os jogadores, mas, mesmo com a maioria das ajudas desligadas, jogando com o comando, há um teor de experiência arcade presente. Embora se note que este não é, de todo, o objetivo do jogo.

A diferença de desempenho dos veículos é mínima e depende do piloto e das escolhas de presets do jogador para as diferentes provas, e é aqui que F1 23 ganha profundidade e mergulha no campo da simulação e imersão.

Além disso, durante as provas temos uma série de controlos e comandos para nos mantermos em contacto com a equipa durante as provas. Embora seja excelente para a imersão dos que procuram a verdadeira emoção da modalidade, é pena que nada disto dê, para já, para desativar, para quem procura uma experiência mais relaxada.

A campanha Breaking Point está de regresso, com 2.0 e com uma narrativa que dá uma continuidade direta à edição do ano passado. Ao fim de três capítulos a que tive acesso, deu para entender o drama entre a rivalidade dos dois pilotos que acompanhamos ao longo do campeonato com provas e desafios muito concretos, mas joguei pouco para tecer qualquer tipo de crítica. No entanto, fiquei feliz que F1 23 não nos bombardeie com questões de gestão de equipa e de manutenção do veículo, a fugir para o full-on RPG de há umas edições atrás. É mais focado e isso é excelente.

Entretanto, a EA e a Codemasters revelaram novas localizações e veículos a adicionar na versão final que, de alguma forma, tornam algumas das minhas preocupações iniciais redundantes. Por isso, F1 23 tem tudo para ser um jogo sólido, focado e satisfatório para qualquer jogador da modalidade.

F1 23 tem lançamento a 16 de junho no PC, consolas PlayStation e consolas Xbox.

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