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Uma bicicleta elétrica dobrável e muito fácil de transportar.

Finalmente temos o verão no seu real sentido da palavra, e as atividades ao ar livre tendem a aumentar. Com o calor que se adivinha, nada melhor do que um belo passeio com uma bicicleta elétrica dobrável que é assistida a pedal. É verdade que o mercado está recheado deste tipo de produto, mas fomos convidados a testar a DYU C3 e não perdermos a oportunidade de o fazer.

O design desta DYU C3 é construído em torno da estrutura em liga de metal, que lhe confere muita solidez. A utilização deste material faz com que tenha um peso significativo, em volta dos 20Kg, mas que oferece elevadas propriedades de rigidez e resistência mecânica.

Outro sinal distintivo são as jantes de alumínio de sete raios de 14 polegadas, que lhe conferem um carácter original, e que apenas está disponível na cor preta. Esta pintura específica protege a liga de metal para evitar o processo de oxidação a que possa estar sujeito. A bicicleta tem certificação IP54, resiste facilmente a respingos de água e chuva, mas é melhor evitarem lavá-la com a máquina de alta pressão, e o problema está obviamente ligado à parte eletrónica que pode ser danificada.

O sistema de travagem da bicicleta inclui uma junta central no quadro e outra na base do tubo dianteiro. O mecanismo é muito sólido para garantir a estabilidade quando a bicicleta está em funcionamento, estando também equipado com alças com travas para evitar aberturas acidentais. Quando dobrada, a bicicleta é muito pequena, mas não conta com qualquer sistema de fixação para mantê-la fechada, mas sim um pé com base de borracha posicionado sob o movimento pedaleiro central que permite que permaneça em pé de forma independente.

Apesar de ser uma bicicleta dobrável, as geometrias permitem uma alta faixa de compatibilidade para a altura do ciclista, de 160 cm a aproximadamente 190 cm.

DYU C3

A DYU C3 é relativamente barata para o mercado de bicicletas elétricas dobráveis, apesar de ostentar um bom conjunto de componentes. Comecemos pelo motor que fica no cubo traseiro e entrega uma potência nominal de 250 Watts e 10 Nm de torque, que está associado a um sensor de torque muito preciso instalado no eixo pedaleiro. Já a bateria é de 7,5Ah e garante uma autonomia de aproximadamente 32-34 km no modo de assistência ao pedal, e de 21-23km para o modo de acelerador (não precisam de pedalar). Tudo isto permite que atinja a velocidade máxima de 25 Km/h.

A bicicleta conta travões de disco mecânicos, um espigão de selim comprido, uma campainha, um foco LED dianteiro, um farol traseiro que serve de luz de presença e de travagem que está ligado à bateria, e um selim suficientemente confortável, mas não muito macio, o que é bom a longo prazo quando as nádegas já se “habituaram” à posição.

Estamos, portanto, a falar de componentes de boa qualidade, onde talvez o único limite esteja nos seus travões, que não estão à altura dos travões hidráulicos. Os travões de disco mecânicos têm uma boa potência, mas requerem manutenção regular e muitas vezes exigem ajustes, pois as suas tolerâncias são muito pequenas.

A DYU C3, apesar de ser uma bicicleta dobrável com rodas de 14 polegadas, oferece uma boa dinâmica de condução e um certo conforto no selim. Ficamos com o tronco ereto e a pedalada é central, eficiente, com uma posição bastante confortável, pelo que a sua utilização durante longos períodos de tempo não é desconfortável, mesmo para pessoas com mais de 1,8m de altura. Toda a parte de assistência à condução é excelente: o impulso do motor é controlado de forma totalmente automática graças às leituras do sensor de binário e não existem níveis de assistência, mas a potência é entregue de forma fluida e aumenta com base na pressão que pratica nos pedais.

Mesmo em subidas, consegue-se superar ladeiras decentes, desde que tenha, no máximo, 15º de inclinação. Porém, ainda não é uma bicicleta recomendada se o vosso destino diário for o topo de uma subida com algumas centenas de metros, já que existem melhores bicicletas para isso. Certamente com rodas maiores e motores centrais isso possa ser mais facilitado. Se, no entanto, se se deslocam pela cidade e têm que superar viadutos ou subidas curtas, não há problema, pois a DYU C3 não vos irá dececionar.

Os componentes da DYU C3 funcionam bem. As rodas e pneus são uma garantia, mas os travões mecânicos não se comparam aos hidráulicos, tanto na potência de travagem como na manutenção que lhes deve ser dedicada. As tolerâncias dos travões mecânicos são mínimas, pois precisam de ser ajustados com frequência e nem sempre é fácil conseguir um funcionamento perfeito. Nada dramático, atenção, pois uma bicicleta deste tipo não foi feita para corridas ou descidas a toda velocidade e, em qualquer caso, os travões podem ser facilmente substituídos por um modelo hidráulico, caso seja necessário.

https://youtu.be/MvcHE4kVRAU?list=TLGGc19rTVIY2kUxMjA3MjAyNA

DYU C3 cumpre com todas as promessas da fabricante

Estamos na fase final da nossa análise da DYU C3, uma bicicleta elétrica dobrável que tem um preço de tabela de 599€. Como acontece frequentemente nestes casos, o preço real a que é oferecido é inferior, precisamente 469€, No geral, a nossa opinião sobre a bicicleta é mais do que positiva, já que conta com bons acabamentos e anda bem. Existem alguns pequenos compromissos, é certo, mas tudo é largamente compensado pelo preço a que pode ser adquirida.

Para terminar, mas não menos importante, a DYU oferece garantia de dois anos para o seu quadro, e um ano de garantia para a bateria e motor. Se quiserem aproveitar, podem comprar a DYU C3 no site oficial da empresa, e se utilizarem o código DYU30, recebem um desconta de 30€.

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Este produto foi cedido para análise pela DYU.

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