Agora que o filme Dragon Ball Super: Broly já estreou no Japão, tendo batido recordes de bilheteira nos primeiros três dias de exibição naquele país – algo na ordem dos 8,7 milhões de dólares -, mais países preparam-se para receber o filme, casos dos Estados Unidos, Brasil, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Itália…. Mas e Portugal? Bem, parece que é desta.
Tudo começou quando, no painel de Dragon Ball Super que aconteceu no Jump Fest, evento japonês dedicado ao mundo anime que decorreu este fim-de-semana que passou, foi revelado um mapa com os países que iriam ter o filme Dragon Ball Super – Broly. Pela imagem percebe-se que Portugal é um dos países assinalados, o que, desde logo, levou os fãs à loucura.
A início, alguns pensaram tratar-se do erro típico que os estrangeiros cometem quando confundem o nosso país com Espanha. No entanto, a palavra ポルトガル aparece no mapa, que significa Portugal em japonês.
https://x.com/SupaChronicles/status/1076825559244500993
Pouco tempo depois surgiu outra imagem, divulgada por cá pela página de Facebook Dragon Blog de Portugal, mostrando que, de facto, Portugal vai mesmo receber o novo filme do universo Dragon Ball em 2019. Só não se sabe é quando.
Ora, alguns já estimam que a estreia aconteça em março, uma vez que, em Itália, o filme irá estrear a 28 de fevereiro. Como ainda não foram anunciadas datas para o filme estrear em março, pode acontecer que Portugal seja um desses países.
É que, mesmo que os direitos de transmissão já tenham sido adquiridos, há todo um processo que se segue que tem de ser respeitado. Tradução dos textos, licenciamento para as salas de cinema… Sem falar na dobragem do filme propriamente dito que é bem provável que aconteça, tendo em conta o sucesso da versão falada em português de Portugal.
Em todo o caso, há quem esteja preocupado com esta possível data, uma vez que há possibilidade de um bluray ser lançado no mercado nos próximos meses, o que poderá matar a experiência cinematográfica de Dragon Ball Super: Broly nos cinemas.
Contudo, quando estreia um filme japonês no cinema, o lançamento da versão bluray tende a acontecer pelo menos seis meses depois, ou seja, esse lançamento pode muito bem ocorrer em junho, a não ser que a Funimation se lembre de lançar o filme dobrado em inglês mais cedo que o previsto.
Bem, só nos resta esperar para perceber se, de facto, Dragon Ball Super: Broly estreia em março do próximo ano no nosso país. Mas está mesmo confirmado que vai estrear por cá.
Entretanto, surgiram rumores na internet que indicam que o anime de Dragon Ball irá regressar em abril de 2019. Supostamente, a série já estará em pré-produção desde outubro deste ano, mas não foi feita qualquer referência a esta informação no Jump Fest, o que pode indicar que este é um rumor sem fundamento.
Ainda não vi nada. A indústria do cinema em Portugal é uma vergonha…