Dove garante que jamais irá utilizar imagens geradas por IA nas suas campanhas

- Publicidade -

Uma decisão de louvar.

É impossível fugir da Inteligência Artificial (IA). Recentemente, centenas de artistas deram as mãos para alertar sobre os riscos existenciais que a Inteligência Artificial, quando utilizada de forma irresponsável, representa para o ecossistema da indústria musical.

E na verdade, temos todo o direito em odiar a forma como a Inteligência Artificial está a ser democratizada, resultando não só em produtos e conteúdos falsos e sem alma, mas também pela forma como o termo “IA” está a perder todo o sentido no discurso social. Desde o ano passado, principalmente, o termo IA não tem saído das nossas discussões, e embora possa ser utilizada para nosso benefício, ajudando-nos a poupar tempo ao conseguirmos executar o nosso trabalho com maior rapidez, a verdade é que vai também acabar com milhões de postos de trabalhos em todo o mundo. É inevitável… porque o ser humano assim o quis.

Já se olharmos com atenção para o setor da beleza, reparamos que, atualmente, embora a utilização de ferramentas de IA seja para efeitos de aperfeiçoamento, constitui uma das maiores ameaças à representatividade de beleza. Na verdade, e graças à Dove, que realizou um mais completos e abrangentes estudos a nível mundial, sobre a beleza e como impacta as raparigas e mulheres nos dias de hoje, percebemos que a pressão para se ter um certo tipo de beleza está ainda muito presente: Duas em cada cinco mulheres diz que prescindia de um ano de vida para alcançar a sua aparência ou corpo ideal. E quase 9 em cada 10 afirmam já ter sido expostas a conteúdos de beleza prejudiciais online. Isto é grave.

Consciente desta realidade, Dove está a renovar os seus votos de proteger a beleza real, comprometendo-se a nunca usar IA para representar mulheres nas suas campanhas. Este compromisso é reforçado, por parte de Dove, com a divulgação de um conjunto de Diretrizes de Prompt de Beleza Real, que consistem em dicas e orientações que ajudarão os utilizadores a usarem as ferramentas de IA de forma mais responsável e consciente, ensinando-os a criarem imagens que sejam representativas da beleza “autêntica”.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados