Ora aqui está algo útil para estes dias perturbadores.
A Domino’s Pizza acaba de anunciar um novo serviço de entrega diferenciada, conhecido como contactless delivery, que faz com que as encomendas realizadas junto dos restaurantes da marca possam ser realizadas com segurança.
Como é que isto funciona das entregas sem contactos funciona? Ora, a Domino’s recorre a um processo de entrega especialmente desenhado para garantir que não há qualquer contacto entre o cliente e o entregador.
Quanto o estafeta chega à morada do pedido, contacta o cliente e pede-lhe para vir recolher a encomenda. Aí, o estafeta abre a caixa da moto e mantém-se à distância de segurança. Seguidamente, o cliente deve abrir o saco térmico e retirar o seu pedido de pizzas ou outras coisas. E já está.
Quanto ao pagamento, devem optar pelas modalidades eletrónicas e contactless, como é óbvio. Contudo, o pagamento por cartão e em dinheiro também são possíveis, bastando seguir as indicações dos estafetas. Não há qualquer custo acrescido neste novo serviço de entrega.
Esta garantia agora anunciada pela Domino’s Pizza só é possível porque todo o processo a montante já era habitualmente realizado sem contacto direto dos trabalhadores envolvidos, uma vez que a isso obrigam as normas de segurança impostas tanto pelas autoridades de higiene e segurança (HACCP Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) como pelas regras internas da própria Domino’s Pizza.
Ou seja, o que se reviu agora foi a chamada “última milha do processo”, para completar um percurso totalmente seguro desde o manuseamento da massa e dos ingredientes até à colocação das pizzas dentro das respetivas caixas de cartão, dentro dos sacos térmicos e, depois, nas caixas das motos.
Ridiculo esta forma de atuar assegurar que não há risco de contágio, por não existir contacto directo, não quer dizer não haja contacto indirecto, até porque o cliente toca no saco…
Existindo ainda mesmo a possibilidade de as embalagens estarem contaminadas até no restaurante.
Não se fiem nestas regras de HACCP.