A empresa emprega cerca de 1.500 trabalhadores em todo o país.
A Docapesca, empresa pública responsável pela gestão do setor das pescas em Portugal, chegou a acordo com os sindicatos SIMAMEVIP (CGTP) e SINDEPESCAS (UGT) para as atualizações salariais relativas ao ano de 2024.
O acordo, alcançado na passada quinta-feira, 4 de janeiro, prevê atualizações da tabela salarial compreendidas entre 3% e 7%, com efeitos a 1 de janeiro de 2024. O acordo é o resultado de um processo negocial que se iniciou em novembro de 2023.
O aumento salarial médio será de 57€, o que representa um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior. O acordo também prevê a fixação de um vencimento mínimo na Docapesca de 865€, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
Da parte dos sindicatos, considera-se que o acordo é um “importante passo na valorização dos trabalhadores da Docapesca”. Por sua vez, a empresa considerou que o acordo “garantirá a estabilidade necessária para que a atividade nos portos de pesca possa decorrer com toda a normalidade no próximo ano”.
O setor das pescas é um setor importante da economia portuguesa, representando cerca de 0,5% do PIB, segundo um relatório publicado em 2022 pelo Instituto Nacional de Estatística. No caso da Docapesca, a empresa emprega cerca de 1.500 trabalhadores em todo o país.