A controversa questão teve uma resposta por parte da organização dos The Game Awards.
A caminho dos The Game Awards, que se realizam no início de dezembro, a organização deixou claro que tipo de projetos são válidos para a categoria de Jogo do Ano, revelando que “Pacotes de expansão, novas temporadas de jogos, DLCs, remakes e remasters são elegíveis em todas as categorias”.
Esta informação foi adicionada ao site oficial e serve de argumento a uma questão levantada todos os anos, mas que não tinha sido declarada de forma tão vocal, mesmo tendo projetos como os acima mencionados, praticamente todos os anos, destacando-se, por exemplo Resident Evil 4 para Jogo do Ano, sendo este um Remake do aclamado jogo da Capcom, ou Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, a expansão do RPG futurista da CD Projekt RED, nomeado para Melhor Narrativa.
“Pacotes de expansão, novas temporadas de jogos, DLCs, remakes e remasters são elegíveis em todas as categorias, caso o júri considere que o novo trabalho criativo e técnico merece uma nomeação. Devem ser levados em conta fatores como a novidade do conteúdo e a sua relação preço/valor.”
Esta declaração torna o discurso do se um jogo “deve ou não deve” ser elegível para os The Game Awards, que, apesar das válidas e objetivas críticas feitas ao evento, é um dos mais populares e assistidos a nível global no final de cada ano. Assim, se os elementos do Júri assim o entenderem, poderão ter mais liberdade a submeter os seus jogos favoritos, algo que faz sentido, tendo em conta a crescente complexidade e oferta de DLCs, expansões, remakes e remasters.
Remakes e remasters podem abrir as portas a gerações inteiras de jogadores, ao mesmo tempo que podem oferecer experiências completamente novas, tanto narrativas como mecânicas, apresentando-se como jogos verdadeiramente novos. Já expansões e DLCs, também são cada vez mais comuns enquanto “mini-sequelas”, como Elden Ring: Shadow of the Erdtree e Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, mais recentemente, demonstraram.
Os The Game Awards de 2024 acontecem na noite de 12 para 13 de dezembro.