A iniciativa é especialmente dirigida às gerações mais novas, promovendo hábitos sustentáveis que se prolonguem no futuro.
A Disneyland Paris e a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) uniram-se para lançar a campanha A Magia de Reciclar Embalagens de Vidro, com o objetivo de sensibilizar as famílias em Portugal para a reciclagem de vidro e o cuidado ambiental.
O projeto inclui a instalação de vidrões decorados com personagens da Disneyland, como Simba, Pinóquio e Rapunzel, tornando a reciclagem uma atividade divertida e envolvente para as famílias. Este tipo de campanha, que já teve grande adesão em Espanha, chega agora a Portugal para incentivar a reciclagem de vidro através de uma experiência interativa. Além de consciencializar sobre a importância de reciclar, a campanha visa ajudar o país a aproximar-se das metas de reciclagem de vidro estabelecidas pela União Europeia.
A iniciativa é especialmente dirigida às gerações mais novas, promovendo hábitos sustentáveis que se prolonguem no futuro. “Lisboa tem um compromisso com a sustentabilidade e o combate às alterações climáticas”, afirmou Ângelo Pereira, vereador de Lisboa, destacando o impacto positivo de iniciativas criativas como esta na promoção da reciclagem. Beatriz Freitas, Secretária-Geral da AIVE, reforçou que “o vidro é infinitamente reciclável, e cada embalagem reciclada contribui para a sustentabilidade”. Para Tiago Santos, Director-Geral da Disney Destinations em Portugal e Espanha, esta campanha reflete o compromisso da Disney com o meio ambiente, uma herança que remonta ao próprio Walt Disney.
Benefícios da reciclagem de vidro
O vidro é um dos materiais mais circulares, sendo 100% reciclável, sem perda de qualidade ou alteração de propriedades. É um material natural, sem aditivos, que preserva o sabor e o aroma dos produtos que embala. A reciclagem de vidro permite poupar tanto em matérias-primas como em energia, além de reduzir emissões de CO₂ e a quantidade de resíduos enviados para aterros.
Ao reciclar vidro, poupa-se em matérias-primas: uma tonelada de vidro reciclado substitui uma tonelada de matéria-prima virgem. Além disso, ao incorporar 10% de vidro reciclado no processo de fusão, consome-se 2,5% menos energia, reduzindo as emissões tanto na produção de vidro como na fabricação de componentes, como a soda. A reciclagem contribui ainda para a criação de hábitos sustentáveis, reforçando a importância de preservar recursos naturais e proteger o ambiente.