Uma coisa é certa: será ainda este ano.
Há bastante tempo que ouvimos falar da iminente chegada da DIGI a Portugal, uma operadora de serviços de comunicações eletrónicas na Europa, com uma história de quase 30 anos no setor, tendo operações na Roménia, Espanha e Itália.
Empregando mais de 20.000 pessoas em quatro países, tudo o que a DIGIimplementa é moderno e virado para o futuro, seja GPON para Internet fixa de banda larga, de 1 a 10Gbps ou 4G & 5G para Internet móvel ultra rápida. E tendo em conta os preços e condições ridículas proporcionadas pelas empresas disponíveis em território nacional, a DIGI achou por bem investir no nosso país.
Tudo começou em maio de 2021, com a constituição da Dixarobil Telecom, Sociedade Unipessoal, LDA. Meses depois, em outubro, era contratado o primeiro funcionário, e em novembro a ANACOM atribuiu o Título referente aos Direitos de Utilização de Frequências para Serviços de Comunicações Eletrónicas Terrestres.
Já em março de 2022 começaram a ser instalados os primeiros cabos da fibra ótica da DIGI Portugal na zona de Lisboa e, ao longo do tempo, esses cabos começaram a ficar disponíveis em mais zonas, como na Margem Sul ou no norte do país.
Finalmente, em maio do ano passado, numa conferência de imprensa, o CEO da Digi Communications, Serghei Bulgac, revelava que o lançamento das ofertas comerciais estava previsto algures para o início de 2024. Mas não foi isso que aconteceu.
Desde então, vários órgãos de comunicação social foram avançando com datas: março, abril, maio… A verdade é que estamos em junho e não há quaisquer novidades anunciadas pela própria empresa – novas informações só mesmo com recurso a fóruns, como o da ZWAME, que tem uma página dedicada apenas a este assunto.
Esta semana, o utilizador uwannacookie publicou uma imagem, a qual podem ver aqui em baixo, referente a um teste-piloto de rede fixa da operadora, que terá começado na semana passada, sendo que estes testes-piloto estão a ser feitos com ligações de 1Gbps.
O mesmo utilizador dá, ainda, informações relevantes sobre a DIGI. Sabendo-se que a operadora também terá serviço de canais em Portugal, este beta-tester refere que a grelha de canais terá de estar terminada até ao final de junho. Porquê? De acordo com o mesmo, as primeiras ofertas comerciais da DIGI serão lançadas em julho – pelo menos é essa a intenção, nem que seja para um número limitado de utilizadores.
Porém, a ideia não será avançar com instalações de Internet da DIGI nesse mês, mas sim dar a conhecer as ofertas da operadora, para depois então, talvez em agosto/setembro/outubro, os serviços estarem finalmente a funcionar para milhares de portugueses. Aliás, e de acordo com os relatos de alguns utilizadores da ZWAME, a Altice, dona da MEO, conta que a operadora romena arranque em força no mercado após o verão.
O utilizador uwannacookie revela ainda que deveremos ficar atentos à DIGI Sports, dedicada à transmissão de desportos. Quais? Não sabemos, muito menos se irão transmitir jogos da Liga Portugal ou competições europeias, algo para já destinado à SportTV e DAZN.
Portanto, e como se pode constatar, não existem certezas quanto a datas de lançamento. A única certeza, enquanto a DIGI não se pronuncia quanto a uma data em concreto, é que a empresa tem até ao final de 2024 para ter os seus serviços a funcionar em Portugal. Até lá, são especulações.
A brincar e a Nos fazer uma publicidade a ter Net numa gruta
Eu da sala onde esta o router para o quarto nao tenho wi fi
Carrega Digi
Para quem vive em Lisboa e paga fortunas para ter ate 2xMbps porque a ALTIVA MEO e NOS com infraestruturas feitas nao querem passar fibra … já ca deviam estar muitas DIGI’s.
Depois se nao houver mercado, deixem de patrocionar betinhos e festivais de Verano e prestem atenção aos clientes para não perderem mais do que que vão migrar para a operadora romena.
@jonas fibra com o teste feito em Wi-Fi 5.
Portanto uma misérie. Num iphone 15 Pro Max facilmente consegues 9xx Mbps com o Fibergateway 5, Smart Router 2.0 etc…
se cobrarem 15 euros por essa “miseria” seria muito mau nao e?
Feito em WiFi com um um iphone, a limitação aparenta ser no WiFi e não na “rede”
iPhone 15 Pro Max, a limitação está claramente na rede já que nas outras operadoras nacionais mesmo em Wifi 5 facilmente se consegue 900Mbps, perto do router claro
Só devem ter no máximo 5 clientes na rede e só dá 627 Mbps? Isto é a brincar?