fbpx

Dicas para sobreviver a esta preocupante vaga de calor

As ondas de calor são períodos críticos em que as temperaturas máximas atingem valores superiores ao normal, algo pelo qual Portugal está a passar neste momento. Assim, e com a chegada de alguns dos dias mais quentes dos últimos anos, pelo menos até ao próximo domingo, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança sugere algumas dicas sobre como melhor lidar com o calor. Não havendo os cuidados necessários, este aumento das temperaturas pode causar lesões irreversíveis e, em alguns casos, a morte.

Indicações gerais que todos devemos seguir

Com altos níveis de calor, deves beber água e sumos naturais com regularidade, mesmo que não tenhas sede. É fundamental repor a água e os sais minerais perdidos pelo corpo durante a transpiração. Não consumas bebidas que aumentem a desidratação, ou seja, bebidas quentes, alcoólicas, gaseificadas e ricas em cafeína e açúcar.

As refeições devem ser ligeiras, sem condimentos e pobres em gordura. Deves comer pouco de cada vez, mas várias vezes ao dia. Quanto a roupas, opta por roupas leves de algodão e com cores claras. Não deves usar fibras sintéticas ou lã. Roupas com cores escuras aumentam a transpiração e também não devem ser usadas.

Caso sofras de epilepsia ou tenhas doenças cardíacas, renais, no fígado ou problemas de retenção de líquidos, deves consultar o médico antes de aumentares o consumo de líquidos.

Para quem se refugia em casa

Tenta estar sempre com a roupa mais fresca que tiveres, e, se possível, abre as janelas e fecha as persianas para que o ar possa circular e, consequentemente, a tua casa arrefecer. Isto, claro, desde que não entre mais calor, caso contrário deves optar pelo ar condicionado, se possível.

Se o teu corpo estiver muito quente, não tomes banho com água fria. Usa água tépida para evitar o choque térmico, caso contrário poderás sentir-te mal.

Para os que precisam de andar na rua

O uso de um chapéu ou um lenço na cabeça é essencial. Procura ficar à sombra, mesmo com a cabeça protegida, e utiliza óculos escuros e protetor solar. Não estejas na praia durante as horas de maior calor, por mais tentador que seja.

Não estejas em filas de espera ao sol durante muito tempo e evita praticar desporto nas horas críticas. O teu corpo irá agradecer-te

Estás de viagem?

Se tiveres de viagem, tenta evitar as horas de maior calor e opta por percursos mais curtos. Consome líquidos, de preferência água e sumos naturais, utiliza o ar condicionado ou mantém as janelas do veículo abertas.

Equipa as janelas do veículo com telas apropriadas para proteger os passageiros da exposição solar.

Se viajares com bebés, crianças ou idosos, certifica-te que eles bebem água frequentemente e que levam roupas leves de algodão com cores claras, mantendo-se arejados.

Apesar de tudo, tenta ficar em locais frescos e evita sair nas horas de maior calor. Caso seja impossível, protege-te o melhor possível e tenta levar apenas o tempo mínimo indispensável debaixo de sol.


 

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Governo impõe medidas de prevenção e controlo da infeção nas piscinas ao ar livre

Um novo despacho veio determinar o funcionamento e utilização de piscinas ao ar livre.

Festas e romarias poderão realizar-se este verão, diz a ministra da Cultura

Foi Graça Fonseca quem o disse em entrevista ao programa Você na TV, na TVI.

Adiados, como serão os cartazes dos festivais em 2021?

Muitas das promotoras dos festivais pretendem replicar, ou, se não for possível, contar com boa parte dos cartazes apresentados este ano.

Acesso às praias. Além da lotação máxima, poderá haver distância mínima entre toalhas

Um manual de regras para estes tempos excecionais está a ser desenvolvido e deverá estar finalizado em duas semanas.
- Publicidade -

Mais Recentes