Dicas para desfrutar a primavera em pleno no outdoor e jardim

“Os poderosos podem destruir uma, duas, até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera”. A frase pertence a Ernesto Guevara de la Serna, vulgo Che Guevara, e pedimo-la emprestada para, e apesar dos desvairos climáticos que a colocam em perigo, estender o tapete de boas-vindas à primavera que a 20 deste mês traz a vida de volta aos campos, quintais e varandas deste país.

É belo o cenário. Uma caleidoscópica paleta de cores inunda o nosso mundo, dando-nos a certeza de que, apesar das agruras do general Inverno, o esforço valeu a pena, nem que seja pelo vislumbre de um pequena abelha colhendo o néctar das flores que entretanto despertaram.

Fonte de beleza, jubilante rio de alegria e paz, a primavera carrega nos braços a renovação que muitos aproveitam para colocar em prática nas respetivas casas com as mui famosas limpezas gerais à cabeça.

Desta feita, deixaremos o pano do pó de lado e concentrar-nos-emos no outdoor da casa. É lá que estacionamos a nossa guerrilha. Não destruiremos rosas, antes, tentaremos revolucionar o quintal/jardim ou varanda lá de casa com armamento de peso vindo diretamente da jardinagem e da decoração de exteriores para que as ervas daninhas não detenham a primavera no lar.

Dicas para desfrutar, em pleno, da primavera no jardim e outdoor

Bambu

Multifacetado, o bambu permite cobrir diversas frentes e também ser usado para diferentes funções. Citamos utilizado como “papel de parede”, para a criação de telas que protegem a privacidade, ou simplesmente apenas para trazer verticalidade. Para dar um toque ainda mais especial aos bambus, podem utilizar lâmpadas modernas que iluminam pontos específicos e criam uma atmosfera única e muito refinada. Apesar de originário da Ásia, o bambu adaptou-se facilmente ao clima português e pode ser encontrado, virtualmente, em qualquer horto do país.

Deck de madeira

Para criar um ambiente agradável para relaxar e beber uns copos com os amigos, podem reservar um pedaço da varanda ou jardim para colocar um deck de madeira (dependendo do espaço disponível). De modo a torná-lo ainda mais convidativo, podem pontuá-lo com vasos esmaltados e banquinhos de polipropileno colorido.

Jardim vertical

jardim

Se gostam de natureza, mas o espaço não abunda e o dinheiro também não, uma boa solução passa por construir uma “parede de madeira” e revesti-la de vasos com plantas. Podem, por exemplo, desmanchar uma palete ao meio e aparafusar à parede uma ou duas das estruturas daí resultantes. Se, à partida, um jardim vertical poderia parecer dispendioso, até agora gastou-se zero.

O único dinheiro que sairá da vossa carteira será para comprar vasos (por exemplo, com uma simples navegação na Internet podem encontrar lojas online nacionais como a Loja Viva onde, por um mísero euro, podem adquirir vasos equipados com suporte para este tipo de jardim ou a Growit que, dentro do mesmo orçamento e numa perspetiva mais amiga da natureza, disponibiliza sementes biológicas de todo o tipo de plantas).

Misturar materiais: azulejo, pedras e relva

Para uma opção extremamente económica, sugerimos que revistam parte ou todo o pavimento do vosso pátio com azulejo. De facto, esta é a opção mais em conta no mercado. Podem, por exemplo, optar por revestir uma pequena parte com um azulejo bege, separando-a da relva com o recurso a uma linha de pedras brancas. Estas três camadas diferentes acabaram por criar, de forma simples, um efeito extraordinário.

Se a criatividade é o vosso forte e têm “mão para o desenho”, utilizem as pedras brancas como “lápis” e tracem desenhos sobre a “tela de relva.

Bancos: da madeira ao metal com almofadas de permeio

Não precisam de ser carpinteirom para pôr mãos à obra e construir o vosso próprio mobiliário de jardim. Com alguma criatividade e boa vontade, temos a certeza que conseguirão construir uns bancos e uma mesa.

Se acharem esta ideia difícil de cumprir, façam-no com paletes. Apesar de com uns quantos tubos de metal ser possível engendrar uma cadeira ou um sofá de jardim, a possibilidade de acabar com o rabo no chão é grande. Se se consideram um verdadeiro homem dos sete ofícios, mas a serralharia não é um deles, a opção terá que passar por adquirir um. Pegando na consulta efetuada aquando dos vasos, encontramos na mesma Loja Viva um sofá minimalista em metal fino (acompanhado de almofada) que complementa com um toque natural o espaço outdoor de casa.

Uma parede em pedra

Talvez uma opção um pouco mais dispendiosa, mas que criará, sem dúvida nenhuma, um efeito surpreende no jardim. Revistam uma das paredes com pedra e dêem ao seu espaço exterior um toque campestre.

Churrasqueira

Não são só as flores que regressam à vida na primavera. Com o aumento da temperatura e o sol a pairar mais dias no céu, a vontade de fazer do nosso jardim sala de jantar renova-se automaticamente. Uma churrasqueira, seja comprada ou DIY (do it yourself – faz tu mesmo), afigura-se como a solução ideal para juntar família e amigos para faustos repastos no jardim lá de casa. Apesar de mais complexo, no caso de varandas de apartamentos é possível colocar uma mini-churrasqueira que vos permitirá usufruir daquele pequeno espaço exterior na vossa casa.

Decorar com uma fonte

E se falamos de algo campestre na última dica, continuamos no campo seguindo a rota do romântico para resgatarmos para o nosso jardim as elegantes e frescas fontes. Dado o inusitado desta dica, embrenhamo-nos no mercado nacional de fontes e descobrimos empresas como a Planflor ou a Electronic-Star que, por preços a variar entre os 100 e os 200 euros, disponibilizam uma panóplia infindável de estilos que vão desde as mais tradicionais fontes/bebedouros até uma fonte de tonéis com bomba vintage a acompanhar.

Otimizar o espaço outdoor

Otimizem o espaço exterior da vossa casa. Definam corretamente o vosso pátio, criando várias áreas, mediante o espaço disponível. Por exemplo: uma área para uma churrasqueira, uma área de refeições/relaxe (longe da churrasqueira devido ao calor que esta última emana) e, caso ainda sobre espaço, uma pequena zona para as brincadeiras dos filhos.

Piscina

Esta exuberância vai colher frutos mais à frente. Quando o calor convidar, ou apertar, um mergulho na piscina vai saber a mel. Se o preço é um entrave, saiba que existem diversas opções no mercado adaptadas a todos os espaços e “bolsas”.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,074FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Chamadas de valor acrescentado têm os dias contados

A proposta do PAN foi aprovada no Orçamento do Estado para 2021 e não teve votos contra.

Lewis Hamilton, Dua Lipa e outros transformam-se em jogadores virtuais no modo VOLTA de FIFA 21

O que quer dizer que irão defrontar e jogar com estas personalidades.

Crónica dos Bons Malandros. Série estreia na RTP a 2 de dezembro

Depois do livro e do filme, uma série de oito episódios. Marco Delgado, Maria João Bastos, Rui Unas, Joana Pais...

Crítica – Zodiac

Baseado numa história verídica, Zodiac é eficaz naquilo que mais importa: convencer a audiência a pesquisar mais sobre o caso real mal o filme termine.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Chamadas de valor acrescentado têm os dias contados

A proposta do PAN foi aprovada no Orçamento do Estado para 2021 e não teve votos contra.

Lewis Hamilton, Dua Lipa e outros transformam-se em jogadores virtuais no modo VOLTA de FIFA 21

O que quer dizer que irão defrontar e jogar com estas personalidades.

Crónica dos Bons Malandros. Série estreia na RTP a 2 de dezembro

Depois do livro e do filme, uma série de oito episódios. Marco Delgado, Maria João Bastos, Rui Unas, Joana Pais...