Setúbal. Já se conhece o programa das comemorações do Dia Mundial do Teatro

- Publicidade -

Apesar de referirmos Dia Mundial do Teatro, as comemorações decorrem durante um mês. Em comunicado de imprensa, Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, refere que “O Mês do Teatro 2020, que a Câmara Municipal de Setúbal leva à cena em estreita cooperação com importante conjunto de associações e agentes culturais do nosso concelho, constitui uma extraordinária afirmação das artes de palco. Além do vasto e interessante programa, este conjunto de espetáculos põe em evidência as parcerias estabelecidas pela autarquia com grupos de teatro do concelho para que as artes teatrais tenham, em Setúbal, cada vez mais espaços de criação e desenvolvimento”.

Tudo começa a 1 de março, com as comemorações a decorrerem até 2 de abril. Estes dias dedicados ao teatro, inspirados pela vida e obra de William Shakespeare, apresentam perto de meia centena de espetáculos, formações e cinema, em várias salas e espaços públicos do concelho de Setúbal, dirigidos a todas as faixas etárias. Aliás, este ano, e para além da programação habitual, o principal destaque vai para os espetáculos preparados a pensar nos mais novos.

Por exemplo, na Casa da Cultura, no dia 1 de março, às 11h, a Companhia Valdevinos – Teatro de Marionetes apresenta O som das coisas, que proporcionará uma viagem contada através dos sons e da musicalidade dos objetos que habitam a nossa casa.

No Dia Internacional da Mulher (8 de março) sobe ao palco a peça Desculpa, não percebi, de Minutos Redondos. O texto foi escrito e encenado por três mulheres que levantam dúvidas e interrogações sobre vários aspetos da vida.

No Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 10 de março, Setúbal acolhe, pela primeira vez, As Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos. Esta produção revisita as 37 obras de Shakespeare e envolve o público de tal forma que os espetadores acabam por ser parte integrante da peça. O espetáculo terá uma sessão especial para as escolas, durante o dia. A sessão da noite é aberta ao público em geral.

Integrado nestas comemorações, o Fórum Municipal Luísa Todi acolhe a Ópera Simplex. O espetáculo, agendado para o dia 14 de março, cruza a ópera cómica com multimédia e manipulação em tempo real de elementos audiovisuais para colocar em cena os desafios trazidos pela tecnologia numa aldeia do interior do país.

No dia 15, será a vez de dar lugar ao teatro de marionetas, Partículas Elementares, com o espetáculo para bebés Ninho, baseado no livro Segredo, de Miguel Torga.

LUGAR-ABRIGO é um espetáculo participativo da autoria de Ricardo Guerreiro Campos e terá lugar nos dias 24 e 28 de março, retratando um país fragmentado que, em alto mar, navega perdido, lembra a sua história e procura uma nova casa onde possa dar as mãos ao passado e ao futuro.

No Dia Mundial do Teatro (27 de março), Setúbal recebe a estreia da peça Valentin Valentin. Trata-se da última produção do Teatro Animação de Setúbal (TAS), inspirada no dueto Karl Valentin-Liesl Karlstadt.

No que toca ao campo cinematográfico, o Espaço 50 Cuts exibe Os Contos dos Crisântemos Tardios, um filme de Kenji Mizoguchi sobre as tradições do teatro japonês no dia 27.

As comemorações integram, também, a segunda edição da Amateatro – Mostra de Teatro Amador de Setúbal. Esta mostra procura dar protagonismo às coletividades, associações e escolas, contribuindo, desta forma, para a divulgação e sensibilização do teatro, através de uma política de descentralização, estabelecendo parcerias e promovendo o intercâmbio cultural entre as freguesias do concelho. Este ano abraçam o projeto o Clube Teatro de Sombras Coloridas da Escola Básica de Azeitão, o Teatro Puzzle (APPACDM de Setúbal), o Projeto Gotinha d’Água (Água Ardente), o Teatro PERPETUUS (SFPA), o Grupo de Teatro do Instituto Politécnico de Setúbal, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e o TOMA – Associação Cultural.

Outra componente deste ciclo é a valorização da formação e captação de novos públicos.

Nesse sentido, a programação inclui ainda workshops, residências artísticas, e formações.

As inscrições podem ser efetuadas na Casa da Cultura de Setúbal ou consultando o programa integral aqui, com a descrição de diferentes formulários online.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados