Descontos nas portagens vão chegar aos 75% a partir do próximo ano

- Publicidade -

Os valores irão variar se conduzem um veículo de combustão ou um veículo elétrico e não poluente.

autoestradas

No passado mês de outubro, uma reunião do Conselho de Ministros serviu, também, para a divulgação de uma boa notícia: a redução do preço das portagens em ex-SCUT e em autoestradas do Interior.

Uma medida que se enquadrava no Programa do Governo e que, segundo a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visava reduzir “os custos de contexto e aproximar as populações no âmbito da Coesão Territorial”, para além de facilitar o uso de vias mais seguras.

Na altura, tinha sido definido uma redução de 25% para os veículos de classe 1 e 2, desde o 8º dia de utilização num mês na mesma via, em determinados lanços ou sublanços. Pois bem, existem agora novidades relativamente a isso. E das boas.

A proposta do PSD, que visava reduzir o valor das portagens das auto-estradas SCUT do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, foi aprovada no âmbito das votações na especialidade das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021.

Contudo, a proposta do partido foi aprovada apenas parcialmente. Ou seja, foi aprovada a redução das portagens em 50% para todos os veículos de combustão e em 75% para os veículos elétricos e não poluentes, “em todos os lanços e sublanços das autoestradas A22, A23, A24 e A25″ e para as “concessões da Costa de Prata, do Grande Porto e do Norte Litoral”.

Quer isto dizer que os descontos anunciados em outubro serão, portanto, aplicados a todos os utilizadores daquelas vias rápidas (e não somente após algumas passagens), com uma redução no preço de, pelo menos, 50%.

O PSD propunha que os descontos nas portagens começassem a ser aplicados a partir de 1 de julho, mas não é isso que irá acontecer. Esta redução de preços entrará em vigor algures em 2021, assim que o Orçamento do Estado for publicado em Diário da República.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados