Desconfinamento. Há concelhos que se mantêm com as regras atuais e outros que voltam às regras da fase anterior

- Publicidade -

Uma vez que continuam acima dos 120 casos por cada 100 mil habitantes.

desconfinamento

As notícias dos últimos dias assim o indicavam. E agora confirma-se: o desconfinamento vai avançar para a generalidade do território nacional, mas há exceções para alguns concelhos.

Numa comunicação ao país, o primeiro-ministro António Costa avançou que iria acontecer aquilo que está previsto para a próxima fase do desconfinamento:

  • A 19 de abril: Reabrem cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculo; lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação; todas as lojas e centros comerciais; restaurantes, cafés e pastelarias (max 4 pessoas no interior ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim-de-semana e feriados; permitida a atividade física e treino de desportos individuais ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo; permitidos eventos exteriores com diminuição de lotação; permitidos casamentos e batizados com 25% de lotação

Porém, há concelhos onde isto não irá acontecer. Por exemplo, Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior não só não avançam para a próxima fase, como voltam às regras da fase anterior, pelo que as atuais deixam de ser aplicadas. Quer isto dizer que, nesses concelhos, os restaurantes já não podem receber clientes nas esplanadas e que museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares terão de encerrar.

Já os concelhos de Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela mantêm as regras atuais, o que significa que não avançam, para já, para a próxima fase de desconfinamento. Por outras palavras, não se aplica a estes concelhos tudo aquilo que está anunciado para 19 de abril.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados