Dedicatória para TCC: Entendam como fazer os vossos agradecimentos

Ao concluírem a respetiva pesquisa, os alunos partem em busca da dedicatória perfeita para o seu TCC. E se são daqueles que estão à procura disso mesmo, podem usar o modelo de dedicatória para TCC.

TCC
- Publicidade -

Para grande parte dos universitários, os anos passados na faculdade representam uma fase repleta de conquistas e grandes desafios.

Haverá momentos menos bons e outros excelentes, bem como noites mal dormidas e novos laços de amizade. Contudo, não se pode negar que a faculdade é um período marcante na vida de todos.

No final dessa jornada de crescimento, há o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde os alunos terão de elaborar uma pesquisa que põe à prova todo o conhecimento adquirido durante o curso.

Entre os elementos que compõem o TCC, estão os agradecimentos e a dedicatória. Nesses campos, é possível agradecer a todos aqueles que foram importantes e impactaram essa caminhada.

Dedicatória: Como fazê-la segundo as normas da ABNT

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a dedicatória é uma sessão opcional, localizada logo após a folha de aprovação.

É a oportunidade do autor prestar as suas homenagens, seja a quem contribuiu diretamente ou indiretamente para o seu trabalho ao longo de toda a jornada.

Os homenageados podem fazer parte do meio profissional ou pessoal, sendo uma ótima oportunidade para transmitir uma mensagem positiva a quem apoiou.

O autor tem total flexibilidade em relação ao que pode escrever. Contudo, todo o texto deve seguir as regras definidas pela ABNT.

Formatação segundo a ABNT: Como escrever dedicatória para TCC

Apesar de não exigir uma parte dedicada aos agradecimentos e dedicatórias, existem algumas normas técnicas que o autor deve seguir:

  • Fonte tamanho 12
  • Alinhamento justificado
  • Espaçamento de 1,5cm
  • 3cm de recuo em relação à margem esquerda.

Várias instituições utilizam o modelo acima como o padrão de formatação. Porém, cada instituição de ensino possui a flexibilidade de adotar um formato específico dentro das orientações providenciadas pela ABNT.

Recomenda-se que consultem os documentos disponíveis na vossa faculdade e leiam TCCs de semestres anteriores antes de escreverem o vosso.

Além disso, não é recomendado escreverem dedicatórias muito longas. Foquem os vossos agradecimentos em quem realmente contribuiu para a vossa história.

Qual é a diferença de uma dedicatória para um agradecimento no TCC?

É bastante comum os estudantes confundirem os agradecimentos com a dedicatória para TCC. A dedicatória é o momento de agradecer àquelas pessoas que são importantes na vida pessoal.

Em contrapartida, o agradecimento deve ser dirigido a quem contribuiu para o TCC, como parceiros profissionais, instituições de pesquisa e orientadores.

Entretanto, como esta é uma alínea opcional, várias instituições permitem que os estudantes misturem as duas sessões em apenas um texto.

Recapitulando o que é importante

Quando finalmente concluírem o processo exaustivo, mas maravilhoso de escrever um TCC, irão deparar-se com a difícil decisão de dedicar todo o vosso esforço a alguém especial.

A parte mais difícil é escolher as pessoas para as quais gostariam de dedicar o vosso trabalho. Alguns alunos podem achar que é a parte mais difícil de todo o processo.

Ao escolherem para quem escrever na dedicatória, pensem no processo pelo qual vocês acabaram de passar, bem como nos responsáveis que vos ajudaram a realizá-lo.

Tal pode incluir uma variedade de pessoas: pais, irmãos ou outro membro da família, um cônjuge ou parceiro, um amigo, um supervisor, um colega ou até mesmo um animal de estimação.

Esta é uma escolha muito pessoal e não existe uma decisão errada.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Facebook passa a permitir publicações anónimas nos grupos

A funcionalidade de publicação anónima permite às pessoas publicarem nos grupos, mas sem que tenham de partilhar publicamente os seus nomes.

Bem Bom é o filme português mais visto desde 2019

Já precisávamos de boas notícias.