D’O Costume. O novo restaurante de Tomar vai-se tornar um hábito na vossa vida

- Publicidade - trk
- Publicidade -

Pode parecer fora de mão para alguns, mas vale bem a pena a visita.

Não é só nas grandes cidades que vamos sabendo da inauguração de novos restaurantes. As cidades do interior também merecem destaque, e foi precisamente por isso que fomos conhecer recentemente o d’O Costume, em Tomar.

Apesar da cidade ser palco de cenários históricos surpreendentes e de verdadeiras riquezas gastronómicas, o d’O Costume é um outro nome a ter em conta numa próxima visita.

Este projeto chega com o propósito de reinventar os sabores que todos cremos saber de cor. Por ali são apresentados pratos portugueses com um toque de sofisticação, ou não fosse o objetivo do espaço surpreender os clientes.

O espaço, embora pequeno – tem 95 m2 e 32 lugares sentados – está localizado na Rua S. João, nº135, é bastante acolhedor, tendo como responsáveis o casal Tiago e Débora. A ideia partiu precisamente de Tiago, natural da cidade, mas que, enquanto trabalhava em Lisboa, sempre teve o desejo de abrir um negócio próprio no local onde nasceu.

“Com esta questão da pandemia, ficámos ainda mais saturados de estar em Lisboa, o que acabou por acelerar o processo da criação do nosso restaurante. Quem é do interior acaba sempre por ter um ponto de comparação – nós sabemos qual é o tipo de vida que se faz por cá vs o nível de vida da capital – e o d’O Costume era um projeto que já vínhamos a falar para, mais à frente, deixarmos Lisboa e mudarmo-nos para Tomar”, confessa-nos Tiago, que viu a oportunidade de ouro quando, após o seu jantar de aniversário, reparou neste espaço uma placa a dizer “Aluga-se”.

Foi após uma visita ao espaço que o casal percebeu que havia todo o potencial para fazer nascer o seu projeto. Tanto o layout, como a decoração – tirando almofadas, móveis e outras coisas – esteve a cargo do casal, de modo a que tivesse um cunho muito pessoal.

“Durante dois meses, a minha vida era sair de Lisboa no final de uma semana de trabalho e, aos fins de semana, estar em Tomar a tratar do restaurante. Desde que abrimos que não temos tido descanso”, desabafa Tiago, ainda que considere esta uma aventura gratificante.

Ao Echo Boomer, o responsável revela que a ideia era criar um espaço jovem e leve – no fundo, não dar aquela ideia de um típico restaurante. Um spot onde as pessoas se sintam bem… e onde possam desfrutar de boa comida.

Relativamente à carta, o d’O Costume aposta, sobretudo, em carnes premium. Inicialmente, o menu era enorme, mas foi sendo reduzido à medida que se foi percebendo o que funcionava e o que os clientes desejavam devorar.

E para aqueles que não têm muito tempo para almoçar, mas gostavam de ir ao d’O Costume, fiquem descansados que há uma seleção de pratos pensada para quem não tem todo o tempo do mundo. É como uma espécie de teaser para a carta completa.

Naturalmente, o espaço também vai apostar em breve no takeaway e delivery, mas, à semelhança do que dissemos anteriormente, somente alguns pratos estarão disponíveis nestas vertentes.

“Ficámos com clientes fidelizados após dois meses de abertura. Vieram uma terceira, quarta vez, e já recomendaram a amigos e familiares. Portanto, a nossa aposta é mesmo em produtos de qualidade”, diz Tiago à nossa equipa.

“Mas a nossa carta nunca está propriamente finalizada. Queremos ir trazendo novidades, nem que seja numa base trimestral.”

Quando visitarem o d’O Costume, podem começar pelos Cogumelos recheados com farinheira e gratinado de queijo de cabra ou as famosas batatas cheddar, que abrem caminho para o que vem a seguir.

As carnes maturadas acompanhadas com puré de trufa negra são um must-try da carta d’O Costume. Se preferirem outro tipo de carne, preparem-se para saborear deliciosos hambúrgueres com Bolo do Caco, Pão Brioche ou Bagel com Sementes de Papoila.

E como uma das premissas é que quem entra no d’O Costume saia de alma (e estômago) felizes, para os amantes de peixe sugerem-se o Lombo de Salmão com Limão e Tomilho, o Bacalhau Confitado ou o Polvo alagado em azeite e alho confitado.

Em termos de garrafeira, foram feitas diversas provas para se perceber quais os vinhos que harmonizavam com os pratos d’O Costume. No fundo, a carta de vinhos respeita a carta de comida. Tudo para um bom pairing.

Para terminar em beleza, o d’O Costume apresenta as suas mais especiais sobremesas. Cheesecake de Maçã, Tarte de Limão com Top de Merengue ou Creme Brûlée são apenas algumas das sugestões para terminar a refeição da melhor forma.

De momento, o d’O Costume está aberto de quarta a segunda (ao almoço). Encerra à segunda-feira ao jantar e terça-feira. Para reservas, basta ligar para o 924045168.

Para o futuro, o casal Tiago e Débora tem outros planos: abrir um alojamento local e, também, uma empresa de tours. Naturalmente, o objetivo é fazer com que os três negócios se cruzem.

- Publicidade -

2 Comentários

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Linha do Oeste vai ser finalmente modernizada

A capacitação da Linha do Oeste, até Caldas da Rainha, possibilitará a redução do tempo de viagem entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos.

Stormzy fora do NOS Alive 2022. Horários já estão disponíveis

Está naquela altura de fazer escolhas.

Governo vai avançar com aeroportos no Montijo e em Alcochete. O de Lisboa é para fechar

O do Montijo, que será complementar, deverá estar pronto em 2026. Já o de Alcochete, que substituirá o de Lisboa, estima-se que entre em funcionamento em 2035.