Os cuidados a ter se fores comprar um carro usado

por Echo Boomer

Quem tem um carro sabe o quão difícil pode ser arranjar um bom negócio. Quando chega a altura de adquirir um próximo veículo, muitos optam por verificar o mercado de segunda mão em busca de um bom achado no que toca aos usados, uma vez que é consideravelmente mais barato do que comprar novo no stand.

Porém, encontrar um usado em condições nem sempre é fácil. A viatura pode vir com os quilómetros martelados, pode ter tido um acidente anteriormente e o vendedor não o revelar, pode vir com uma peça prestes a estragar e cujo o arranjo fica caríssimo… Enfim, se não queres que a busca pelo teu próximo automóvel se torne numa espécie de jogo da roleta russa, tem em atenção alguns cuidados que deves ter.

  • Papéis necessários: Assim que estiveres para efetuar o negócio com o vendedor particular, tem em atenção que ambos têm de preencher o Impresso Único para que o carro passe a ser teu. Feito isto, deves dirigir-te a uma Loja do Cidadão para oficializares o processo. Custa 65€ e depois recebes o Documento Único em casa. Deves ainda verificar se tem a inspeção em dia, assim como perceber se o Imposto Único de Circulação desse ano está pago. E claro, tens de ativar um seguro automóvel.
  • Leva contigo um mecânico de confiança: Hoje em dia é costume levar-se um amigo mecânico para avaliar o estado de uma viatura. É tão habitual que os próprios anunciantes referem no anúncio que se pode levar um mecânico para avaliar um carro. Até porque, se o vendedor não quiser que se leve alguém, provavelmente tem algo a esconder…
  • Troca filtros, óleos e líquidos: Para deixares o teu veículo como “novo”, apesar da quilometragem apresentada, não há nada como cuidar bem dele. Neste caso, convém trocares os vários filtros e óleos velhos do carro, pois podem fazer com que o teu carro vá parar à sucata mais depressa do que achavas. Portanto, substitui o óleo do motor por um de boa qualidade e não te esqueças de trocar o líquido de refrigeração, entre outros.

Podes ainda optar por ler o manual de instruções, se bem que são poucos os que dão importância a este livro. No entanto, é algo que não deves descurar, pois se, por algum motivo, alguma luzinha se aceder no painel de controlo, saberás logo do que se trata e como deves agir.

Dito isto, esperamos que a compra do teu próximo bólide corra pelo melhor. Avalia os prós e contras e, acima de tudo, adquire um carro em bom estado geral.


 

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: