Os cuidados a ter se fores comprar um carro usado

Quem tem um carro sabe o quão difícil pode ser arranjar um bom negócio. Quando chega a altura de adquirir um próximo veículo, muitos optam por verificar o mercado de segunda mão em busca de um bom achado no que toca aos usados, uma vez que é consideravelmente mais barato do que comprar novo no stand.

- Publicidade -

Porém, encontrar um usado em condições nem sempre é fácil. A viatura pode vir com os quilómetros martelados, pode ter tido um acidente anteriormente e o vendedor não o revelar, pode vir com uma peça prestes a estragar e cujo o arranjo fica caríssimo… Enfim, se não queres que a busca pelo teu próximo automóvel se torne numa espécie de jogo da roleta russa, tem em atenção alguns cuidados que deves ter.

  • Papéis necessários: Assim que estiveres para efetuar o negócio com o vendedor particular, tem em atenção que ambos têm de preencher o Impresso Único para que o carro passe a ser teu. Feito isto, deves dirigir-te a uma Loja do Cidadão para oficializares o processo. Custa 65€ e depois recebes o Documento Único em casa. Deves ainda verificar se tem a inspeção em dia, assim como perceber se o Imposto Único de Circulação desse ano está pago. E claro, tens de ativar um seguro automóvel.
  • Leva contigo um mecânico de confiança: Hoje em dia é costume levar-se um amigo mecânico para avaliar o estado de uma viatura. É tão habitual que os próprios anunciantes referem no anúncio que se pode levar um mecânico para avaliar um carro. Até porque, se o vendedor não quiser que se leve alguém, provavelmente tem algo a esconder…
  • Troca filtros, óleos e líquidos: Para deixares o teu veículo como “novo”, apesar da quilometragem apresentada, não há nada como cuidar bem dele. Neste caso, convém trocares os vários filtros e óleos velhos do carro, pois podem fazer com que o teu carro vá parar à sucata mais depressa do que achavas. Portanto, substitui o óleo do motor por um de boa qualidade e não te esqueças de trocar o líquido de refrigeração, entre outros.

Podes ainda optar por ler o manual de instruções, se bem que são poucos os que dão importância a este livro. No entanto, é algo que não deves descurar, pois se, por algum motivo, alguma luzinha se aceder no painel de controlo, saberás logo do que se trata e como deves agir.

Dito isto, esperamos que a compra do teu próximo bólide corra pelo melhor. Avalia os prós e contras e, acima de tudo, adquire um carro em bom estado geral.


- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,691FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Novo carro da Hyundai tem sistema de carregamento solar no tejadilho

Vai ser, aliás, o primeiro modelo da marca com um sistema de carregamento solar incorporado no tejadilho da viatura....

Em família com a nova Renault Scenic Bose Edition

Desta vez tive o prazer de testar a mais recente versão do já sobejamente conhecido Renault Scenic. O Renault Scenic...

Jeep Renegade TrailHawk – Estiloso, pequeno… mas cheio de força

Desta vez tive o prazer de testar o Jeep Renegade TrailHawk 2.0 Multijet II 4x4 170cv AT9 e a...

Um carnaval em Fiesta (ST-line)!

Como somos malta divertida, nada melhor do que ter passado o Carnaval num grande reboliço e a sermos constantemente...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Google Arts & Culture mostra a profundidade e a diversidade da herança cultural egípcia

Pretende-se, assim, apoiar e destacar a cultura e a herança do Médio Oriente.

Continente do Bebé é o nome da nova marca própria do Continente

Os produtos da marca estão em destaque na Feira do Bebé do Continente, que decorre em todas as lojas Continente até 24 de janeiro, com descontos diretos até 25%.

Restaurante lisboeta recusa-se a fechar portas durante o novo confinamento

O casal fundador do restaurante Lapo, em Lisboa, invoca a constituição para manter as portas abertas.