Já aqui falámos de vários esquemas maliciosos em que todos têm os mesmos objetivos: roubar dados pessoais e, se for possível, roubar dinheiro aos utilizadores.
Normalmente estes esquemas tendem a ser feitos via email ou através de mensagens de telemóvel, enviadas via SMS ou, até, WhatsApp, mas esta nova fraude é mais astuta: estão a ser feitos telefonemas falsos utilizando o nome da Microsoft.
É verdade. Segundo reparou o Centro Nacional de CiberSegurança (CNCS), estão-se a verificar “um aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft, que incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador, com a intenção de roubar informações e/ou cifrar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate”.
Basicamente, estes “falsos funcionários” da gigante tecnológica “tentam também aceder a detalhes dos cartões de crédito das vítimas, sendo que para o efeito, induzem-nas a instalar software malicioso, de forma a conseguirem remotamente aceder a dados sensíveis”.
Em todo o caso, a Microsoft nunca iria telefonar aos utilizadores diretamente a pedir o que quer que fosse. Já sabem, se vos acontecer, não forneçam qualquer tipo de dado pessoal, nem sequer sigam as instruções. E façam queixa às autoridades. Evitem ser vítimas.