Cuidado com as chamadas fraudulentas em nome da Microsoft

- Publicidade -

O esquema não é de agora, mas convém estar atento.

Há alguns anos que chamadas fraudulentas são feitas aqui e ali para ludibriar os utilizadores. Há quem “ofereça” algo em troca de um pagamento disfarçado, havendo também quem vá mais direto ao assunto. É o caso dos burlões que têm utilizado o nome da Microsoft.

O esquema não é de agora, mas o Centro Nacional de Cibersegurança (CBCS) alerta para um aumento de telefonemas fraudulentos que “incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador, com a intenção de roubar informações e/ou cifrar o conteúdo das máquinas”.

Basicamente, ao conseguirem que alguém instale um programa que não devia, os falsos funcionários podem também tentar aceder a detalhes dos cartões de crédito das vítimas. Como? Através de acesso remoto.

Convém terem noção que a Microsoft nunca vos iria ligar diretamente para que instalassem um programa no vosso PC devido a um qualquer suposto problema. Isso simplesmente não acontece. Portanto, se vos ligarem de um número desconhecido, com alguém do outro lado a dizer que o vosso computador está em risco ou com vírus, desliguem e bloqueiem esse número.

Ainda sim, se tiverem a infelicidade de cair nesta burla, devem notificar o CERT, efetuar uma queixa online através do Portal da Queixa e, também, formalizar uma queixa-crime junto da Polícia Judiciária.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes