CTT vão passar a entregar o Cartão de Cidadão em casa dos portugueses

Este é um projeto-piloto que arrancou, para já, somente no concelho de Oeiras.

Cartão de Cidadão
- Publicidade -

Arrancou hoje, sexta-feira, dia 25 de setembro, um projeto-piloto do Instituto de Registos e Notariado (IRN) que faz com que os CTT passem a entregar o Cartão de Cidadão em casa dos portugueses.

Numa primeira fase, o serviço envolverá mais de 6.000 cidadãos do concelho de Oeiras, prevendo-se que abranja cerca de 100 mil cidadãos muito em breve. Depois, e de forma gradual, o serviço será alargado a todo o país.

Os clientes receberão um SMS ou um email do IRN, conforme os contactos que tenham associados ao Cartão do Cidadão, a avisar da entrega do documento por correio registado e a informar que a receção só pode ser feita pelo próprio, mediante prova da sua identidade.

Caso não seja possível a entrega na residência do cidadão naquele momento, o Cartão de Cidadão poderá ser levantado na loja própria CTT indicada no aviso de entrega que foi deixado na caixa de correio.

Em alternativa, o remetente poderá recorrer ao serviço Alterar Entrega, que permitirá alterar o local de entrega para uma morada da sua preferência.

Por razões de segurança, apenas o titular do cartão o poderá rececionar, seja em casa, seja no balcão dos CTT (no caso de estar ausente e ir levantar com o aviso de entrega), uma vez que é obrigatório comprovar a identidade de forma presencial.

A medida, que resulta de trabalho conjunto da área governativa da Justiça e da Modernização do Estado e da Administração Pública, visa dar resposta ao crescente número de cartões de cidadão que ficaram por entregar devido à pandemia. Vai abranger os cidadãos nacionais com 18 ou mais anos residentes em Portugal que pediram e pagaram a renovação do Cartão de Cidadão; não têm agendamento marcado para levantar o documento até ao dia 31 de outubro; são capazes (isto é, que não estão sujeitos ao regime do maior acompanhado); e têm os contactos de telemóvel ou email associados ao Cartão de Cidadão.

- Publicidade -

Parceiros

Relacionados

Loja CTT em Óbidos reabre ao público

É a 31ª loja a ser reaberta.

CTT querem disponibilizar, para já, um total de 200 cacifos em Portugal

Os Cacifos CTT permitem que todos os clientes recebam as suas compras online onde e quando quiserem.

IKEA baixou preços para as entregas via CTT

Além disso, irão surgir mais pontos de recolha no próximo ano, assim como novos estúdios de planificação.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Eddie Murphy vai protagonizar, pelo menos, mais três filmes para a Amazon

Resta-nos aguardar pelas respetivas datas de lançamento.

HomeLovers comemora 10 anos de existência com novo projeto de aluguer e compra de barcos

Uma nova imagem e numa nova aposta na área das embarcações de recreio.