Cruzeiros da Costa Cruises e AIDA Cruises estão cada vez mais amigos do ambiente

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Tudo graças aos biocombustíveis.

Pouco tempo após anunciar a criação de um departamento dedicado à descarbonização, o Grupo Costa, operador europeu de cruzeiros com as suas duas empresas Costa Cruises e AIDA Cruises, deu um passo importante na sua estratégia de descarbonização ao anunciar que vai testar a utilização de biocombustíveis a bordo de um dos navios da AIDA Cruises.

No âmbito dos seus esforços de redução de emissões de CO2, o AIDAprima tornou-se o primeiro navio de cruzeiro de grande escala a ser abastecido com uma mistura de biocombustível marinho, produzido com matérias-primas 100% sustentáveis, como óleo de cozinha reciclado e óleo gás marinho (MGO) durante as escalas em Roterdão. O parceiro de cooperação é a GoodFuels, empresa holandesa pioneira em biocombustíveis, com a qual o Grupo Costa vai desenvolver uma parceria a longo prazo. O AIDAprima encontra-se atualmente a navegar, realizando viagens de sete dias para as cidades da Europa Ocidental e para a Noruega de/para Hamburgo.

O sucesso da utilização dos biocombustíveis irá comprovar que a descarbonização gradual é possível mesmo em navios que já se encontram em funcionamento. Um pré-requisito importante para poder usar biocombustíveis, no entanto, é que se tornem amplamente disponíveis numa escala industrial e a preços comercializáveis.

Para além da utilização de biocombustíveis, o Grupo Costa também vai incluir a instalação da primeira célula de combustível a bordo do AIDAnova e o comissionamento do que é atualmente o maior sistema de armazenamento de baterias em navios de cruzeiro com capacidade de dez megawatts-hora a bordo do AIDAprima. Além disso, o Grupo Costa está a concentrar-se na expansão e aumento da utilização de energia em terra nos portos onde a infraestrutura já está disponível.

O Grupo já tinha testado a utilização de biocombustíveis regenerados em motores a diesel marinho em conjunto com parceiros de investigação da Universidade de Rostock. Agora, o primeiro lançamento ocorreu em operações regulares de navios.

Ao longo dos anos, o Grupo Costa tem vindo a liderar a inovação sustentável de toda a indústria com desenvolvimentos constantes, e foi o primeiro no setor a introduzir novas tecnologias avançadas a bordo dos seus navios e em novos edifícios. A empresa foi a primeira a introduzir a propulsão a GNL, a mais avançada tecnologia de combustível disponível para reduzir as emissões, com quatro navios em serviço na frota que dispõem desta tecnologia.

Além disso, a maioria dos navios da frota está equipada com recursos de energia em terra para garantir emissões zero nos portos, onde esta tecnologia está disponível.

Inês Lopes
Inês Lopes
Dentista nas horas vagas e colaboradora do Echo Boomer no tempo que sobra. Fã de gadgets, livros e tâmaras (não necessariamente por esta ordem), adoro explorar o mundo através da comida e das viagens. Se não me encontrarem a escrever ou a trabalhar, é porque estou confortavelmente instalada no sofá, provavelmente a devorar um novo livro.
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