Nougat Pâtisserie vence concurso O Melhor Croissant à Moda do Porto 2026

- Publicidade -

O croissant da Nougat Pâtisserie foi eleito o melhor à moda do Porto em 2026, numa final com dez concorrentes e avaliação por júri especializado.

A Nougat Pâtisserie, situada em Paços de Ferreira, venceu a segunda edição do concurso O Melhor Croissant à Moda do Porto. O resultado foi decidido numa prova cega entre dez finalistas, sendo que, no pódio, ficaram ainda a Crescente Padaria Artesanal, em segundo lugar, e a Maison do Couto, em terceiro.

A escolha do vencedor resultou de uma avaliação sem identificação dos concorrentes, num modelo que procurou garantir imparcialidade na apreciação dos produtos apresentados. Após a divulgação dos resultados, Daniel Leal, responsável pela Nougat Pâtisserie, referiu que a participação deste ano foi marcada por um trabalho contínuo de aperfeiçoamento face à edição anterior, em que o estabelecimento tinha alcançado o segundo lugar. Segundo o próprio, foram realizadas várias experiências até chegar à versão final do croissant agora distinguido.

A Nougat Pâtisserie foi fundada em 2017 por Daniel Leal, pasteleiro formado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em parceria com Juliana Couto, artista plástica e cake designer. O projeto tem apostado numa abordagem centrada na produção artesanal, com recurso a matérias-primas consideradas pelos responsáveis como autênticas e na execução integral dos produtos em casa, sem recorrer a processos industrializados.

O croissant à moda do Porto, especialidade em foco neste concurso, distingue-se pela utilização de massa brioche, o que lhe confere uma textura mais macia e um perfil de sabor mais rico do que o croissant tradicional. É habitual a aplicação de uma calda de açúcar que lhe dá brilho, sendo em alguns casos aromatizado com Vinho do Porto. A forma característica deste produto contribui também para a sua identificação enquanto variante regional.

Foto: Rodrigo Gonçalves

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados