Até aos 23 anos de idade.
É já em janeiro de 2024, isto caso não sucedam atrasos, que as crianças e jovens até aos 23 anos de idade vão poder andar gratuitamente nos transportes públicos sem que tenham de gastar um cêntimo.
“Vamos fundir o passe 8-14 com o passe sub-23 e dar um passo muito importante. Até agora, só quem tinha ação social escolar é que tem um desconto de 65%, todos os outros têm um desconto de 25%, e a partir de janeiro, os passes sub-23 serão gratuitos para todas as crianças e jovens até aos 23 anos”, disse o primeiro-ministro António Costa esta quarta-feira, aquando da sua presença na Academia Socialista, em Évora, evento que marca a rentrée socialista.
Mas há outras novidades. Também a partir do próximo ano, os jovens que completem 18 anos de idade irão receber um “cheque-livro”, o que significa que irão poder comprar um livro em qualquer livraria do país, exceto através da Internet. Já os alunos que concluírem a escolaridade obrigatória receberão “um passe que permitirá ter uma semana na rede das Pousadas de Juventude e quatro bilhetes de viagem na CP para conhecer a diversidade e beleza do país”, disse António Costa.
No X, a rede social anteriormente conhecida por Twitter, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, referiu estar satisfeito pelo Governo anunciar esta medida a nível nacional, seguindo o exemplo da capital portuguesa, que tem transportes públicos gratuitos para os mais jovens e mais idosos desde o ano passado.