CP vai reforçar oferta com 117 novos comboios, além de uma nova fábrica em Portugal

- Publicidade -

A fábrica poderá criar até 1.000 novos postos de trabalho.

Portugal está a cumprir “todos os compromissos e metas assumidos perante a Comissão Europeia no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, estando 37% das obras decorrer ou em contratação, disse o Ministro das Infraestruturas, João Galamba.

O Ministro falava numa audição regimental na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, na Assembleia da República, onde frisou que os projetos do PRR, na área governativa das infraestruturas, estarem em andamento.

Em concreto – explicou João Galamba – entre as obras em curso, está o troço da variante à EN14 entre a Maia e Trofa, enquanto a Infraestruturas de Portugal prepara o concurso para a obra do último troço desta variante, entre a Trofa e Santana, que inclui a nova ponte sobre o rio Ave. Estão também a decorrer, segundo o Ministro, as obras o troço do IC35 entre Penafiel e Rans.

Investimentos na ferrovia

Sobre o Plano Ferroviário Nacional, o Ministro referiu que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes está a analisar as contribuições, enquanto o Laboratório Nacional de Engenharia Civil realiza a Avaliação Ambiental Estratégica.

Atualmente estão a decorrer intervenções para corrigir constrangimentos, num total de mais de 500 quilómetros de linhas ferroviárias em obras dos quais, quase 100 quilómetros (o equivalente a 1200 milhões de euros), decorrem nas Linhas do Norte, da Beira Alta, do Oeste, de Évora, de Cascais e do Algarve.

João Galamba referiu também que a CP vai reforçar a oferta com 117 novos comboios – 62 serão utilizados nos serviços suburbanos da CP, ao passo que as restantes 55 composições servirão para o serviço regional. As novas unidades irão substituir as automotoras UTE 2240.

Outra grande novidade é o facto de, em breve, e mais de duas décadas depois, Portugal irá voltar a contar com uma fábrica de comboios. Os detalhes são escassos, mas sabe-se que a fábrica poderá criar até 1.000 novos postos de trabalho.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados